terça-feira,
18 de novembro de 2025

Geral

Incaper premia produtores na 44ª Festa da Banana e do Leite em Alfredo Chaves

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Aquicultura, Abastecimento, e Pesca (Seag), organizou competições como parte da programação da 44ª edição da Festa da Banana e do Leite. O evento, que aconteceu em Alfredo Chaves, encerrou-se neste domingo (31), no parque de exposições do município.

De acordo com o extensionista do Incaper, Alciro Lamão, o Incaper coordenou, junto a seus profissionais, o concurso leiteiro, o de variedades de banana, além da exposição de flores para comercialização.

A festa, realizada pela prefeitura de Alfredo Chaves juntamente com o Incaper, tem o objetivo de divulgar as potencialidades da região e a qualidade dos produtos cultivados no município, que tem como principal atividade a produção de leite e banana. Os concursos são uma oportunidade de motivar os agricultores a investirem na qualidade da produção.

Trinta e um animais participaram do concurso leiteiro que foi dividido em três categorias: 25kg, 30kg e 40kg. Já no de bananas, houve a participação de mais de 100 produtores. Na ocasião eles disputaram com os cachos da fruta levando em consideração o peso e a qualidade (do tipo prata). Também houve prêmio para o maior cacho.

Alciro Lamão Lazzarini explicou que ao lado do café e da olericultura, as produções de banana e do leite são as principais atividades agropecuárias do município. Segundo ele, as bananeiras estão fortemente presentes no município, tendo uma produtividade por volta de mais de 10 toneladas por hectare. O leite envolve mais de 150 produtores, que geram uma produção de mais de três milhões de litros ao ano”.

Uma das principais atrações foi a conhecida ‘Virada dos Tachos’. A atividade consiste na preparação perante ao público de uma grande quantidade de doce de banana e requeijão. Foram preparados, ao vivo, 150 kg de doce de banana e 150 kg de requeijão cremoso. Para a fabricação das delícias foram necessários 600 kg de banana, 60 kg de açúcar e 300 litros de leite.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Veja vídeo: Caminhão-guincho pega fogo e atinge veículo e lojas no Centro de Vargem Alta

Geral

Filhote de baleia-jubarte é devolvido ao mar em Marataízes após encalhar na praia

Geral

Marechal Floriano substitui 560 pontos de iluminação pública por LED

Geral

ES alcança 500 prisões por meio da tecnologia de reconhecimento facial

Geral

Cultura italiana: Família Bravim mantém viva a tradição centenária do carrapito na Região Serrana

Geral

‘Na saúde e na doença’: Casal comemora 65 anos de casamento em Hospital no ES; veja vídeo

Geral

Referência em Vargem Alta, laboratório Biologic comemora 23 anos com campanha especial do Novembro Azul

Geral

Vereador vai pedir CPI para investigar desvio bilionário da OS ‘Mahatma Gandhi’ em Alfredo Chaves