Integrantes dos grupos Bergfreunde de Campinho, Blumen Der Erde de Soído e Rheinland de São Bento do Chapéu contaram com um grande incentivo para a continuação de suas atividades, bem como orientações importantes para o seu desempenho. É que Domingos Martins recebeu dois professores alemães, Silvia e Landulf Jäeger, coordenadores do grupo de dança Tanz-und Folkloreensemble Ihna, em Erlangen, na Alemanha. Por aqui, eles transmitiram seus conhecimentos e orientações aos participantes.
A iniciativa conta com apoio da municipalidade e dos membros de grupos martinenses. A oficina contou ainda com a participação de integrantes dos grupos: Grünes Tal de Marechal Floriano, Pilger der Hoffnung (Cariacica – ES), Pomerisch Von Minen (Itueta – MG), totalizando 24 oficineiros.
Silvia e Landulf Jäger chegaram ao Brasil no mês passado. Desde então, o casal passou pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina para ministrar cursos para grupos de danças folclóricas. Além de ensinarem as danças, eles apresentam as características de trajes típicos de cada região, contando a história e os rituais da época em que estão inseridos.
Como forma de finalizar os ensinamentos do curso, alguns participantes realizaram uma apresentação especial no coreto da Praça Dr. Arthur Gerhardt na tarde do domingo (21). Sob o olhar de dezenas de apreciadores, eles se destacaram em sua performance integrada. “Os capixabas fizeram muito bonito e mantêm muito vivas as tradições alemãs. Daqui uns anos, serão os alemães que terão que vir aqui resgatar a sua cultura”, afirmou Silvia ao fim das apresentações.