segunda-feira,
17 de novembro de 2025

Geral

Ministério Público Federal entende ser inconstitucional eleição antecipada na Assembleia Legislativa do ES

O Ministério Público Federal (MPF) deu parecer favorável à procedência da ação civil pública ajuizada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES) para suspender os efeitos da Emenda Constitucional nº 113/2019. Essa emenda permitiu à Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) realizar, em novembro de 2019, eleições para a Mesa Diretora da Casa concedendo um prazo de apenas cinco minutos para a formação das chapas concorrentes.

 

No parecer, assinado pelo procurador da República André Pimentel Filho, o MPF sustenta que a alteração promovida pela Emenda Constitucional 113 é “potencialmente capaz de lesar o interesse coletivo e as bases do Estado Democrático de Direito”. Com a redação do artigo alterado, é possível que o presidente da Ales convoque eleições sem prazo razoável de antecedência e, como consequência, surpreenda eventuais parlamentares que possuam interesse em participar do pleito eleitoral.

 

“Na prática, tal disposição acabará por reduzir a pluralidade de candidaturas e privilegiará certos grupos que já tenham conhecimento prévio da intenção do presidente da Casa, de modo que, seguramente, representará ameaça a fundamentos básicos do jogo democrático como devido processo legal, segurança jurídica e vedação do arbítrio”, diz o parecer do MPF.

 

O MPF defende que é imprescindível, para que se evite novas convocações de eleições como aquela realizada no dia 27 de novembro de 2019, sejam suspensos os efeitos propostos pela Emenda Constitucional nº 113/2019 do Estado do Espírito Santo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Veja vídeo: Caminhão-guincho pega fogo e atinge veículo e lojas no Centro de Vargem Alta

Geral

Filhote de baleia-jubarte é devolvido ao mar em Marataízes após encalhar na praia

Geral

Marechal Floriano substitui 560 pontos de iluminação pública por LED

Geral

ES alcança 500 prisões por meio da tecnologia de reconhecimento facial

Geral

Cultura italiana: Família Bravim mantém viva a tradição centenária do carrapito na Região Serrana

Geral

‘Na saúde e na doença’: Casal comemora 65 anos de casamento em Hospital no ES; veja vídeo

Geral

Referência em Vargem Alta, laboratório Biologic comemora 23 anos com campanha especial do Novembro Azul

Geral

Vereador vai pedir CPI para investigar desvio bilionário da OS ‘Mahatma Gandhi’ em Alfredo Chaves