terça-feira,
18 de novembro de 2025

Geral

Moradora da Região Serrana vence luta contra o câncer e é exemplo de superação

Entre vitórias conquistadas e lutas não vencidas, as mulheres sempre mostraram poder diante de batalhas coletivas e individuais. Não só do ponto de vista político ou social, mas também de saúde.

Durante o mês de outubro a Secretaria de Comunicação Social de Alfredo Chaves estará divulgando em seus canais histórias de mulheres alfredenses que venceram ou estão vencendo o câncer de mama ou colo do útero, em comemoração ao Outubro Rosa.

As entrevistadas irão abordar suas histórias, seus medos, suas conquistas e como passaram pela doença, que está entre as que mais matam mulheres no mundo.

A primeira entrevistada foi Ana Cristina Montovaneli, 40 anos. Moradora do bairro Cachoeirinha. Ela descobriu há mais de um ano que estava com um tumor no colo do útero. A alfredense contou para nossa equipe que ficou chocada ao saber do diagnóstico. “Sempre lidei com amigos com a doença, mas nunca imaginei estar no lugar deles”, disse.

Cristina disse que o medo foi o primeiro sentimento, mas com a acolhida dos familiares e amigos conseguiu passar por todas as barreiras que impõe a doença. “Fui muito amparada pelos meus amigos, pela minha comunidade e por minha família”.

Montovaneli passou por uma cirurgia e seções de quimioterapia e radioterapia. “Tive medo, chorei, mas consegui vencer. Quando você recebe o diagnóstico da doença temos duas opções: se entregar ou lutar. Eu resolvi lutar”.

A alfredense deixa um recado para todas as mulheres: “cuide do seu corpo por dentro como você cuida por fora. O câncer não avisa”.

E enfatiza o que tirou de tudo isso: “Aprendi muita coisa com a doença. Aprendi que não venci sozinha, venci com ajuda da minha fé e com apoio dos amigos e dos meus familiares”, finaliza.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Veja vídeo: Caminhão-guincho pega fogo e atinge veículo e lojas no Centro de Vargem Alta

Geral

Filhote de baleia-jubarte é devolvido ao mar em Marataízes após encalhar na praia

Geral

Marechal Floriano substitui 560 pontos de iluminação pública por LED

Geral

ES alcança 500 prisões por meio da tecnologia de reconhecimento facial

Geral

Cultura italiana: Família Bravim mantém viva a tradição centenária do carrapito na Região Serrana

Geral

‘Na saúde e na doença’: Casal comemora 65 anos de casamento em Hospital no ES; veja vídeo

Geral

Referência em Vargem Alta, laboratório Biologic comemora 23 anos com campanha especial do Novembro Azul

Geral

Vereador vai pedir CPI para investigar desvio bilionário da OS ‘Mahatma Gandhi’ em Alfredo Chaves