sexta-feira,
20 de junho de 2025

Geral

MPF obtém condenação de ex-deputado federal do ES à prisão e perda do cargo de diplomata

Redação

 

Acompanhando entendimento do Ministério Público Federal (MPF), o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) reafirmou a pena do ex-deputado federal José Carlos da Fonseca Júnior a cinco anos e nove meses de prisão, perda do cargo de diplomata e multa. A condenação resulta do processo onde o MPF acusou Fonseca Júnior, que foi secretário de Fazenda do Espírito Santo (1999-2001), o ex-governador José Ignácio Ferreira, o ex-presidente da Assembleia Legislativa José Carlos Gratz e outras sete pessoas por crimes para financiar campanhas de aliados nas eleições municipais de 2000.

 

Por unanimidade (três votos), a 2ª Turma do Tribunal negou a apelação de Fonseca Júnior contra a sentença da 1ª Vara Federal Criminal de Vitória. A manutenção da sentença foi decidida nesta terça-feira (19) e o caso é um desdobramento do processo originário contra aqueles dez réus por peculato, organização criminosa e lavagem de dinheiro (nº 2007500100497-5). Esse processo foi aberto no Superior Tribunal de Justiça (STJ), pela prerrogativa de foro do ex-governador, mas teve tramitação na Justiça Federal em Vitória.

 

Esquema criminoso – Na denúncia, o MPF narrou que Fonseca Júnior usou o cargo de secretário de Fazenda para executar uma operação de cessão de créditos à Samarco Mineração e à Escelsa Centrais Elétricas Espírito Santo em troca de “doações” ao governo estadual de R$ 9 milhões em prol do programa Luz no Campo e de R$ 6,3 milhões para um suposto projeto ambiental. Esse projeto, como os autos atestam, foi uma simulação e o total foi desviado para a conta de um dos réus (Raimundo Benedito de Souza Filho) e dali repassado aos corréus e mais dezenas de seus apadrinhados políticos.

 

Na manifestação ao TRF2, o MPF na 2ª Região (RJ/ES) rebateu cada um dos argumentos da defesa em caráter preliminar, como sua contestação da competência da Justiça Federal nesse caso (buscando transferir o processo à Justiça Estadual) e as alegações de que a denúncia seria inepta e de que seu sigilo bancário teria sido afastado irregularmente. No mérito, o MPF também se contrapôs à alegação de falta de provas para a condenação, da suposta menor importância da participação do ex-secretário no esquema e quanto à pena aplicada, que foi considerada correta pelo Núcleo Criminal do Combate à Corrupção (NCCC/MPF na 2ª Região).

 

“Todo o acervo probatório dos autos, exaustivamente demonstrados na sentença, assevera que a subtração de valores da conta da Fundação Augusto Ruschi, pretensa beneficiária da doação, na Coopetfes, não se deu de forma aleatória, mas, sim, de forma estrategicamente destinada à conta de Raimundo Benedito de Souza Filho, conta de confiança do governo no período dos fatos narrados”, afirmou a procuradora regional da República Neide Cardoso de Oliveira ao Tribunal. “A penalidade da perda do cargo tampouco se revela desproporcional, na medida em que a prática delitiva se revela absolutamente incompatível com os deveres da Administração Pública do qual fazia parte.”

 

Processo 20075001014709-5

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Podcast feito por jovens de Castelinho em Vargem Alta retratam histórias de avós

Geral

Pedido de CPI mista sobre descontos indevidos no INSS é lido em sessão do Congresso

Geral

STF decide que Câmaras Municipais não podem mais aprovar contas rejeitadas por Tribunais de Contas

Geral

Ferraço e Júnior acompanham últimos retoques para inauguração das obras de macrodrenagem em Cachoeiro

Geral

Multinacionais vencem leilão para ampliar tratamento de esgoto em 43 municípios no ES

Geral

Prefeitura de Marechal e Oi Alimentos promovem saúde por meio de eventos esportivos

Geral

Produção animal cresce no ES no 1º trimestre de 2025

Geral

Batida de frente entre dois carros deixa dois feridos em Domingos Martins