Cerca de 60 mulheres estão inscritas no Programa Municipal de Atividade Física da Academia Popular de Marechal Floriano. As aulas acontecem às terças e quintas-feiras, das 7 às 8 horas, na quadra poliesportiva – Ginásio Paulo Lorenzoni. Isso porque a quadra se tornou uma extensão da academia popular, para atender à demanda das alunas em dias de chuva ou sol forte, já que a praça saudável não dispõe de cobertura.
As aulas são ministradas pelo professor Bruno Saleme, que atende a, pelo menos, 45 mulheres. Às quintas-feiras, o número de alunas é tão grande que ele conta com o apoio do professor Marco Aurélio, que faz um trabalho específico e totalmente voltado para a terceira idade.
Os dois professores se desdobram para atender às mulheres que esbanjam disposição durante as aulas. Elas são sempre atentas aos exercícios e muito pontuais com os horários.
O professor Bruno explica que os benefícios da atividade física são enormes. “A prática dos exercícios melhora o sistema cardiovascular, auxilia no emagrecimento, fortalece e tonifica a musculatura. Além disso, a socialização do grupo é imensa”, destaca.
Maria Rodrigues, 71 anos, diz que não perde um dia de exercício. Segundo ela, pois que começou a participar das atividades, sente-se mais feliz, consegue realizar todas as tarefas da casa com mais disposição e ganhou mais amigas.
O recado que ela dá para as mulheres de Marechal Floriano é: “Ficar dentro de casa só fazendo serviços domésticos não dá certo. O cansaço prejudica, vem o desânimo, e a pessoa adoece. Bom mesmo é fazer tudo isso e ainda gostar da vida. É maravilho estar nessas aulas”, concluiu a idosa.