segunda-feira,
17 de novembro de 2025

Geral

Número de divórcios cresce no Brasil

Redação

 

De acordo com o último Censo disponibilizado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, um a cada três casamentos termina em divórcio no Brasil.

 

Os números ainda apontam que nos últimos 10 anos, o divórcio cresceu 160%. Essa curva cresceu de forma progressiva: houve um acréscimo dos divórcios de 2,38% (2016) para 2,48% (2017), enquanto os casamentos reduziram em 2,3% no total.

 

Fatores como as mudanças nos relacionamentos e independência feminina podem estar entre os vetores desta questão. Isso porque, há alguns anos, a mulher sentia-se, em muitos casos, pressionada socialmente a manter o relacionamento. 

 

Hoje, com mais informações sobre si mesma, seu próprio corpo, e o espaço alcançado no mercado de trabalho, a mulher se posiciona em busca do que realmente a satisfaz, em todos os aspectos.

 

Nesse sentido, outros elementos têm sido foco da discussão entre psicólogos, terapeutas e especialistas comportamentais. Fatores como relações extraconjugais e a falta de comunicação entre os parceiros têm sido o foco das discussões nas relações contemporâneas.

 

“Quando falamos de comunicação, não estamos nos limitando a entender os aspectos ‘falar e ouvir’. Estamos nos referindo às conexões verdadeiras. Um relacionamento só existe quando ambos permitem a troca mútua”, explica a terapeuta tântrica Deva Dasi Abigail.

 

Ela, que atende especialmente homens que querem melhorar a qualidade de seus relacionamentos através do tantra, menciona a importância da qualidade da sexualidade (a própria e a do sexo oposto) em um relacionamento.

 

“Especialmente a que se refere aos homens, a pressão pelo bom desempenho sem poder demonstrar desconhecimento ou vulnerabilidade, faz com que os homens busquem informações desencontradas acerca do mundo feminino. Sendo assim, é necessário que haja o debate e a conscientização de ambos os públicos a respeito desse tema”, reforça.

 

Em livro recém-lançado, Dasi publicou o livro “Entendendo o mapa da mina” foi publicado pela Appris editora, está dividido em 5 capítulos, e tem prefácio de João Bosco Tavares Lima, psicólogo, escritor e idealizados do projeto Social “Semeando o Bem”.

 

Em linguagem leve, simples e bem-humorada, ela relata um pouco do trabalho que desenvolve com homens e mulheres, tendo como base o tantra. Trata-se de uma filosofia comportamental milenar, de características matriarcais, sensoriais e desrepressoras.

 

2020 – Para o ano de 2020, com a aceleração das informações e a facilidade de acesso para novos relacionamentos, a especialista acredita que o número pode aumentar ainda mais e alerta: “o corpo e é a maior fonte de energia que pode se utilizar para se viver a própria verdade”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Veja vídeo: Caminhão-guincho pega fogo e atinge veículo e lojas no Centro de Vargem Alta

Geral

Filhote de baleia-jubarte é devolvido ao mar em Marataízes após encalhar na praia

Geral

Marechal Floriano substitui 560 pontos de iluminação pública por LED

Geral

ES alcança 500 prisões por meio da tecnologia de reconhecimento facial

Geral

Cultura italiana: Família Bravim mantém viva a tradição centenária do carrapito na Região Serrana

Geral

‘Na saúde e na doença’: Casal comemora 65 anos de casamento em Hospital no ES; veja vídeo

Geral

Referência em Vargem Alta, laboratório Biologic comemora 23 anos com campanha especial do Novembro Azul

Geral

Vereador vai pedir CPI para investigar desvio bilionário da OS ‘Mahatma Gandhi’ em Alfredo Chaves