Rael Sérgio
A novela das obras de pavimentação da estrada que liga o trecho Boa Esperança, comunidade de Vargem Alta, à Virgínia Nova, zona rural de Rio Novo do Sul, com pouco mais de 6 quilômetros de extensão, terá novos capítulos neste mês, mas ainda não tem data para chegar ao seu final.
No mês de abril do ano passado, após de 01 (um) ano e 04 (quatro) meses, paralisadas, ocorreu na localidade de Paraíso, a ordem de serviço para o reinício das obras, porém, a novidade só foi mesmo a solenidade da ordem de serviço.
O jornal online Notícia Capixaba, referência na Região Serrana do Estado, percorreu parte do trecho da estrada e ouviu reclamações de moradores da região.
Buracos, bancos de terra e muita lama, são as principais reclamações dos motoristas. Segundo eles, com as chuvas dos últimos dias, a condição da estrada piorou.
Em um dos trechos mais críticos, o principal problema é a lama. Os carros que passam pelo local diminuem a velocidade para evitar acidentes. Com a quantidade de lama, os veículos deslizam nas pistas barrentas.
Os trechos fazem parte do programa Caminhos do Campo, e possui 6,1 quilômetros de extensão, com um investimento de cerca de R$ 4,7 milhões do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).
Conforme o Seag, o Governo do Estado, em 2015, prometeu terminar, até 2018, essa e outras obras do Programa Caminhos do Campo que estavam paralisadas.
Conforme ainda informações da Secretaria de Estado da Agricultura, equipamentos e maquinários necessários para o reinício das obras, chegaram no início desta semana, e os serviços de limpeza e terraplanagem já iniciaram no local.