domingo,
31 de agosto de 2025

Polícia

Polícia Civil realiza operação para combater comércio de carne clandestina no ES

Foto: PCES

 

Redação

 

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), em parceria com as prefeituras de Viana e Cariacica, realizou uma operação visando a combater o abate e o comércio de carnes clandestinas na Região Metropolitana da Grande Vitória. A operação ocorreu nessa quinta-feira (27), nos municípios de Viana e Cariacica.

 

A ação decorreu de uma investigação conjunta do Ministério Público do Espírito Santo (MPES) com a Polícia Civil e a Prefeitura de Viana, e contou com a participação das Delegacias do Consumidor, Delegacia do Meio Ambiente, Secretaria do Meio Ambiente de Viana, Vigilância Sanitária de Viana, Guarda Municipal de Viana, Secretaria do Meio Ambiente de Cariacica e Vigilância Sanitária de Cariacica. O objetivo foi coibir o abate clandestino e a revenda de cavalos e bovinos.

 

O titular da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor, delegado Eduardo Passamani, informou que a investigação identificou que um assentamento em Viana, que já havia sido objeto de duas fiscalizações anteriores, continuava a abater animais e a revender carne de forma clandestina.

 

“Foram identificadas quatro pessoas, sendo três da mesma família, que estavam por trás do furto, roubo, abate clandestino e comércio desse material, não só de cavalo, mas também de bovinos machucados”, contou o delegado Eduardo Passamani.

 

Nessa quinta-feira (27), foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em locais possivelmente ligados ao esquema, como abatedouros, açougues e locais de abate, sendo quatro no município de Viana e dois em Cariacica.

 

Durante a ação, a polícia encontrou produtos vencidos em um açougue localizado em Cariacica. Os produtos foram destruídos e o proprietário intimado a prestar depoimento. Já um estabelecimento que fornecia marmitas foi interditado pela Secretaria do Meio Ambiente de Viana.

 

As baias do assentamento usadas para o abate de animais foram destruídas após autorização judicial. Ainda durante a operação, foram apreendidos 30 quilos de carnes sem procedência, um simulacro de arma de fogo, camisa da polícia penal, celulares e documentos.

 

Os quatro suspeitos de serem mentores do esquema, que já tiveram as prisões decretadas, não foram localizados durante a operação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Polícia

Operação policial prende três suspeitos de tráfico de drogas em Marechal Floriano

Polícia

Polícia Civil prende homem suspeito de abusar sexualmente das filhas e maltratar outros dois filhos em Anchieta

Polícia

Operação na região serrana, entre eles, em Marechal e Domingos Martins resulta em 20 prisões

Polícia

Delegacia de Pedro Canário prende investigado por estupro de vulnerável em Alfredo Chaves

Polícia

Polícia de Iconha prende casal por contrabando de cigarros eletrônicos e apreende adolescente

Polícia

Suspeitos de matar mulher dentro de carro no bairro BNH, em Cachoeiro, são presos em Mimoso do Sul

Polícia

Polícia Civil apreende motocicletas utilizadas por investigado para cometer infrações de trânsito em Piúma

Polícia

PF deflagra operação ‘Eco’ da Fraude e prende secretário de cultura por corrupção no ES