Portal Notícia Capixaba.
Uma arara-canindé foi resgatada pela Polícia Militar Ambiental, na tarde desta segunda-feira (11), na localidade de Biriricas, zona rural de Domingos Martins, na região serrana do Estado. De acordo com a Polícia Ambiental, o animal silvestre era mantido cativeiro, e será solta em seu habitat natural após avaliação veterinária.
Conforme informação da Polícia Militar Ambiental, após denúncia anônima, os policiais estiveram numa propriedade onde constataram a existência de uma arara-canindé (Ara ararauna) sem a anilha de identificação. Em contato com o proprietário a ave foi levada para o local ainda filhote por um antigo caseiro, sendo criada solta no local desde então. Entretanto o animal foi encontrado preso em uma gaiola. Nenhuma documentação acerca da origem legal da arara foi apresentada.
A Polícia Ambiental informou que, por se tratar de crime ambiental e manter animal silvestre em cativeiro sem autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), o responsável pela arara comparecerá a Justiça, e a pena prevista é a de detenção de seis meses a um ano, além de multa.


