Por Angeli dos Anjos
Durante o mês de julho, o prefeito de Marechal Floriano, Lidney Gobbi, realizou diversas audiências públicas para a elaboração do Plano Plurianual (PPA), que estará vigente por 4 anos. Ao todo, foram oito reuniões, que percorreram todo o município.
A primeira ocorreu no Centro Pastoral de Araguaia, no dia 1º de julho, e a finalização das reuniões foi na última quarta-feira (23), na sede da Câmara de Vereadores do município. Os encontros, abertos à população, contaram com a participação de agentes políticos e populares, que puderam dar sua contribuição para a construção de uma cidade melhor.
“Essa interação com a comunidade é muito importante para que possamos planejar a cidade da melhor forma para quem vive nela. Cada comentário e cada sugestão foram anotados e serão considerados na finalização do documento, que deve ocorrer nos próximos dias”, ressaltou o prefeito Lidiney Gobbi.

“Quero agradecer a todos que ajudaram na realização das audiências, de forma especial às secretárias de Controle Interno, Marília Trarbach, e de Finanças, Maria Lúcia Koehler. Agradeço, também, aos vereadores e à população, pela presença. É muito importante fazer um governo participativo e transparente”, finalizou Lidiney.
Entenda o PPA
Trata-se de um instrumento de planejamento de médio prazo, que estabelece, de forma regionalizada, diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública. Nesse caso, refere-se especificamente ao município de Marechal Floriano.
A vigência do PPA é por um período de quatro anos, organizando as ações do prefeito em programas que resultem em bens e serviços para a população e dê suporte ao funcionamento da administração, de forma geral.
O PPA é fundamental para a elaboração dos orçamentos anuais, por meio da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA), também importantes para a realização de uma administração pública séria, que dê a devida importância a cada segmento da sociedade.