quinta-feira,
20 de março de 2025

Geral

Prefeitura de Cachoeiro abre 150 vagas para cursos gratuitos de Libras

Foto: Márcia Leal/PMCI

 

Redação

 

Nesta quinta-feira (5), a Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cachoeiro de Itapemirim lançará editais para cursos gratuitos de Língua Brasileira de Sinais (Libras), voltados a educadores da rede municipal de ensino e, também, ao público externo. Serão disponibilizadas 50 vagas para cada nível: básico, intermediário e avançado.

 

Os interessados poderão se inscrever de sexta-feira (6) a domingo (8), por meio do link: . Os candidatos serão classificados por ordem de inscrição.

 

O objetivo das formações é oportunizar aos participantes conhecimento mais amplo e aprofundado em Libras, promovendo, assim, o aumento de interações entre as comunidades surda e ouvinte. Para os profissionais da educação, especificamente, a capacitação será uma oportunidade para aperfeiçoar a assistência ao aluno surdo ou com perda auditiva.

 

Os cursos também visam difundir e fomentar a Libras, que é a primeira língua da população surda e o segundo idioma oficial do Brasil.

 

As formações apresentarão carga horária total de 120h e os encontros serão realizados de março a julho deste ano. O curso básico apresentará conteúdos como “Noções básicas da Língua Brasileira de Sinais” e “Intermediação na comunicação entre surdos/ouvintes”. Nos níveis intermediário e avançado, as temáticas serão: “Aprofundamento da Língua Brasileira de Sinais” e “Aprofundamento da intermediação na comunicação entre surdos/ouvintes”.

 

No primeiro encontro dos cursos, os participantes deverão levar documentos para efetivação da inscrição, como cópias do documento de identidade, do comprovante de residência e declaração de vínculo empregatício na rede pública municipal de ensino (para professores lotados na Seme).

 

Além disso, aqueles que se candidatarem para os níveis intermediário e avançado terão de passar por avaliação prática para comprovar o domínio básico e médio, respectivamente, em Libras.

 

Mais de 550 pessoas capacitadas em Libras

 

Nos últimos três anos, os cursos de libras oferecidos pela Seme já capacitaram 550 pessoas, nos três níveis, entre profissionais da rede municipal e público externo.

 

“Sabemos como são importantes as formações iniciais e continuadas que atendem às necessidades de nossos estudantes e professores, visando medidas capazes de abranger o direito de todos”, ressalta a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

 

Para mais informações e acesso aos editais, basta acessar o site da Prefeitura de Cachoeiro: cachoeiro.es.gov.br/editais.

 

Confira o cronograma

 

LIBRAS – Nível Básico

 

Inscrição: 06 a 08 de março
Resultado dos classificados: 20 de março
Início do curso: 23 de março
Término do curso: 06 de julho

 

LIBRAS – Nível Intermediário

 

Inscrição: 06 a 08 de março
Resultado dos classificados: 09 de março
Avaliação: 11 de março
Início do curso: 17 de março
Término do curso: 16 de junho

 

LIBRAS – Nível Avançado

 

Inscrição: 06 a 08 de março
Resultado dos classificados: 09 de março
Avaliação: 12 de março
Início do curso: 19 de março
Término do curso: 25 de junho

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Ministério Público de Contas propõe representação contra 16 municípios por omissão na cobrança de taxa de resíduos da saúde

Geral

Prefeitura de Presidente Kennedy assina ordem de serviço para captura e transporte de animais de médio e grande porte

Geral

Ferraço determina rescisão de contrato com empresa de transporte escolar por falhas no serviço em Cachoeiro

Geral

Parlamentar faz indicação sobre remoção de veículos abandonados nas vias públicas de Piúma

Geral

“A casa caiu”: GAECO realiza operação na Câmara de Vereadores de Rio Novo do Sul

Geral

Referência em Colatina, loja Sandro Variedades é alvo de acusações após vender produtos abaixo do preço de custo

Geral

Wanderson Amorim é novo secretário de comunicação de Cachoeiro

Geral

Caso Rayane Berger em Santa Maria de Jetibá: Médico que matou a companheira e forjou acidente irá a júri popular