quarta-feira,
30 de julho de 2025

Política

“Tomarei todas as medidas judiciais cabíveis para que os responsáveis sobre a fake news sejam responsabilizados nos rigores da lei”, diz Amós após deixar o cargo de Secretário em Cachoeiro

Redação

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim anunciou, nesta quinta-feira (22), a exoneração, a pedido, do secretário municipal de Administração, Amós Marcelino. A publicação da decisão será feita no Diário Oficial desta sexta-feira (23). O atual Controlador Geral do Município e secretário interino de Relações Institucionais, Fernando Moura, assumirá interinamente a pasta.

A decisão foi tomada após Amós Marcelino colocar o cargo à disposição, diante de uma acusação veiculada em rede social envolvendo suposta facilitação a uma empresa na licitação de serviços de limpeza urbana do município — o que foi prontamente negado tanto por ele quanto pelo prefeito Theodorico Ferraço.

Ferraço lamentou a exposição do servidor e destacou a seriedade com que a gestão trata os processos licitatórios da Prefeitura.

“É palavra minha. Tomei conhecimento de uma notícia divulgada por um jornalista dizendo que o senhor Amós, secretário de Administração, estaria conversando sobre facilitação a uma empresa de lixo, referente à próxima concorrência que se realizará em breve. Devo dizer, com toda verdade, que em nenhum momento o senhor Amós teve qualquer participação na confecção desse processo de licitação. Tivemos o cuidado de fazer tudo conforme os parâmetros estabelecidos pelo Tribunal de Contas”, afirmou.

Ferraço também explicou que houve, sim, uma retificação no edital, de sua responsabilidade, justamente para evitar direcionamento e garantir a competitividade no processo licitatório. “A exigência de mil contentores (container de lixo) restringia a participação a uma única empresa nacional, o que poderia levar à anulação do edital. Corrigimos imediatamente”, pontuou.

O prefeito reforçou ainda que a decisão de afastar Amós se deu com o objetivo de garantir tranquilidade ao ex-secretário para que possa se defender. “Não há nenhuma denúncia formal ou reclamação contra o trabalho do senhor Amós durante todo o período em que atuou na administração. Aguardamos sua defesa e a apuração completa dos fatos. A verdade será esclarecida”, concluiu.

Amós Marcelino também se manifestou, destacando sua surpresa com as acusações e reafirmando a lisura de sua atuação à frente da secretaria.

“Agradeço a confiança que o prefeito Ferraço depositou em mim durante esse período. Reafirmo que todo o trabalho que desenvolvi foi pautado por critérios técnicos, profissionais e, acima de tudo, com honestidade, sempre respeitando as legislações vigentes e os limites legais”, afirmou.

Segundo Amós, a decisão de pedir exoneração foi tomada para ter liberdade na condução de sua defesa. “Recebi com muita surpresa essa denúncia. Pedi exoneração para me defender com tranquilidade. As acusações são completamente inverídicas — na verdade, mentirosas. Tomarei todas as medidas judiciais cabíveis para que os responsáveis sejam responsabilizados nos rigores da lei”, declarou.

Ele finalizou desejando sucesso à gestão. “Desejo sucesso ao prefeito nessa missão de seguir trabalhando pelo desenvolvimento de Cachoeiro”, disse.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Política

Vice-prefeito participa de reunião setorial e alerta para impacto da tarifa dos EUA no setor de rochas de Cachoeiro

Política

Fake news, voto impresso e quarentena: os nós políticos do novo Código Eleitoral

Política

Prefeito de Marechal, Lidiney Gobbi, encerra audiências para elaboração do Plano Plurianual

Política

Ao lado do prefeito Hugo Luiz, Casagrande autoriza importantes investimentos em Alfredo Chaves

Política

Discussões sobre IOF continuam no segundo semestre do Legislativo

Política

“Vamos criar esse comitê para analisar todas as decisões e medidas adotadas pelo Governo Federal em resposta às tarifas impostas pelo governo norte-americano”, diz Casagrande, após cria comitê para enfrentar tarifas de Trump

Política

Oposição acusa Moraes de “abuso de autoridade”; líder do PT comemora vitória do “Estado de Direito”

Política

PF cumpre mandados na casa de Jair Bolsonaro, que usará tornozeleira