domingo,
31 de agosto de 2025

Cultura

Preparativos para a 6ª Noite Alemã estão a todo vapor em Santa Maria de Marechal

Fotos e informação da PMMF

Um dos pratos mais tradicionais da culinária alemã, o Sauerkraut – ou, o famoso “Chucrute”A 6ª Noite Alemã acontece só em agosto, em Santa Maria de Marechal. Mas os preparativos já começaram. Um dos pratos mais tradicionais da culinária alemã, o Sauerkraut – ou, o famoso “Chucrute” – já começou a ser feito no último dia 10. O Chucrute é uma conserva de repolho e precisa descansar por, no mínimo, 20 dias, para chegar ao ponto de consumo.

Para a Noite Alemã, foram utilizadas 11 caixas de repolho.Do alto dos seus 89 anos, dona Hilda Stein Kröhling desfolhou e “inspecionou” cada um dos repolhos usados. “Não pode ter nenhuma folhinha mais verde, dessas mais grossas, que ficam por fora. Tem que ser tudo clarinho, só essas folhas que formam a ‘cabeça’ do repolho mesmo”, ensinou.

 

Após o rigoroso “controle de qualidade” da vovó Hilda, os repolhos seguiram para a mesa de corte. Lá, sete pessoas se revezaram para cortar as mais de 200 “cabeças” de repolho, tudo bem fininho.

 

Dali, o repolho picado seguiu para uma enorme bacia, onde foi misturado com sal. Em seguida, foi acondicionado em grandes baldes, onde deve permanecer em repouso até o dia da festa. Após ser retirado da conserva, o Chucrute é finalizado com um refogado de alho, cebola e bacon.

 

O Chucrute é um dos pratos que serão servidos na Noite Alemã. Também estarão no cardápio do jantar o Eisbein (Joelho de Porco), Kassler (Carré), Würstchen (Salsichas), Kartoffeln (Batatas) e Knödel (Bolinho de Pão recheado com Linguiça.

 

A 6ª Noite Alemã acontece no Salão Comunitário de Santa Maria de Marechal, em Marechal Floriano, no dia 19 de agosto (sábado). Os convites, com direito a jantar e baile (as bebidas serão vendidas no local da festa), custam R$ 70,00 e podem ser adquiridos no Posto do Café, com os integrantes dos grupos de dança Kindertanz e Grünes Tal ou pelo telefone (27) 99988-4078, com Regina.

 

Para animar ainda mais a festa, a parte musical fica por conta da Banda Pommerchor, da Banda Pommer Mekas e de Leandro Schaffel. Além disso, para abrilhantar o evento, tem apresentação dos anfitriões na noite, os grupos de Dança Alemã Kindertanz e Grünes Tal.

 

A 6ª Noite Alemã é uma realização dos grupos de dança de Santa Maria de Marechal, com apoio do Consulado Honorário da Alemanha no Espírito Santo e da Prefeitura de Marechal Floriano, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Cultura

Projeto em Marechal Floriano: “EM BUSCA DE TALENTOS” — Ajuda Autores a Publicar Obras

Cultura

Alfredense participa de livro que homenageia mulheres escritoras

Cultura

Professora alfredense lança primeiro livro e destaca comunidade onde vive

Cultura

Alfredo Chaves marca presença na 8ª edição do Dia Nacional do Imigrante Italiano

Cultura

São Bento de Urânia celebrou tradição e sucesso da 59ª Festa da Uva e do Vinho

Cultura

Festa Italemanha de Marechal poderá se tornar patrimônio do ES

Cultura

Gratidão, fé e cultura unem comunidade de Araguaya em torno de natal tradicional na vila italiana de Marechal Floriano

Cultura

Araguaya um pedacinho da Itália promove ‘Encontro da Cultura Italiana’ neste final de semana