Foto: noticiacapixaba.com
![]() |
Eduardo Antunes
Após completar um ano frente o Legislativo de Marechal Floriano, o vereador Cezinha Ronchi (PSDB) recebeu a reportagem do portal Notícia Capixaba e falou sobre seu trabalho, onde pontuou a busca pela melhoria na estrutura da Casa, assim como o incentivo à capacitação dos servidores e de parlamentares, para aumentar a qualidade da produção legislativa e atendimento às demandas dos munícipes.
A mudança de endereço possibilitou maior espaço para que cada vereador tenha sua sala, com um computador e maior segurança com o patrimônio e documentação, pois na sede antiga, os alagamentos causaram transtornos e prejuízos.
O presidente acrescenta que todos os arquivos, de leis aprovadas, desde a emancipação do município, até a atualidade, estão sendo digitalizados e o cidadão pode ter acesso de qualquer lugar, desde que tenha acesso a internet. O site da Câmara é atualizado diariamente, além das postagens das ações dos vereadores nas redes sociais do Legislativo, o que proporciona maior transparência.
“Em 2021 Câmara teve destaque nacional, quando recebeu uma premiação devido ao trabalho de comunicação realizado, que atualmente conta, também, com uma ouvidoria mais eficiente'', pontuou. São utilizados canais de contato tradicionais e a adesão ao aplicativo Whatsapp veio para melhorar o acesso do cidadão às informações que necessita.
![]() |
Ronchi destaca ainda que os computadores da Casa foram trocados e os antigos receberam manutenção e foram cedidos à prefeitura. Segundo o parlamentar, os equipamentos serão utilizados nas unidades de saúde, em auxílio a adesão do prontuário digital na saúde do município.
SERVIÇOS AO CIDADÃO
O presidente relatou que o Espaço Cidadão e a biblioteca do Legislativo estão sendo ampliados e prestam grande serviço à comunidade. Ele ressaltou que o local virou referência na cidade, onde as pessoas são orientadas a buscar serviços de impressão de documentos e outros serviços na internet.
O tucano informou, ainda, que os empreendedores que utilizam meios eletrônicos de pagamento para receber de seus clientes, podem se dirigir ao Espaço Cidadão para imprimir seu QR Code de forma gratuita e o estudante pode pesquisar, no site da Casa, quais livros estão à disposição na biblioteca, com informações atualizadas.
As entidades da sociedade civil organizada também passaram a contar com o espaço do Plenário, para a realização de palestras de interesse público. Associações e outras organizações devem protocolar o pedido que será atendido de acordo com a viabilidade de datas para a realização dos eventos.
PERSPECTIVA PARA 2022
A Câmara irá implantar a digitalização do processo legislativo, sendo extinto o uso de papel. De acordo com Cezinha, em 2022 será marcado como o ano em que o papel será extinto da Casa. Outro avanço será a assinatura eletrônica que cada vereador irá utilizar para despachar documentos. A perspectiva é pela economia, em longo prazo, sustentabilidade e maior segurança.