sábado,
15 de março de 2025

Geral

Primeira turma de Bauernmalerei de Santa Maria de Marechal recebe certificado com festa

A noite da última segunda-feira, dia 04, foi marcada por muita alegria para as alunas da primeira turma de Bauernmalerei de Santa Maria de Marechal. As sete participantes receberam o certificado de conclusão do curso e já planejam diversas atividades para a comunidade.

IMG 4454

Bauernmalerei é uma palavra de origem alemã que significa “pintura campestre” (bauern – campestre / malerei – pintura). Essa técnica de origem alemã foi difundida a partir do século XVI. É a pintura que os camponeses, que não tinham recursos, faziam para restaurar suas casas e móveis.

Santa Maria de Marechal é uma comunidade fundada por colonizadores e imigrantes alemães, abraçando muitos dos seus descentes. A tradição está presente em cada uma das atividades desenvolvidas no distrito. Por isso, o Bauernmalerei, arte desenvolvida pelos camponeses alemães, não poderia ficar de fora.

A ideia foi do professor Rogério Brambilla, que tem muita experiência nessa técnica. Ele formou o grupo de sete alunas para transmitir a técnica e ampliar os conhecimentos. Ana Paula Mill, Andrezza Mill Borgo, Cleidiane Kröhling, Dalva Kröhling, Margareth Kröhling, Simone Uliana e Sonia Hoffmam aprenderam a arte e, agora, prometem continuar desenvolvendo a pintura. Elas devem seguir com as reuniões na EMEF Professor Nicolau Kröhling, no mesmo dia e horário em que faziam as aulas durante o curso.

“Eu espero que o Bauernmalerei realmente esteja presente na vida de vocês. Hoje é um dia muito importante, que marca, para sempre a história da nossa comunidade. Agora, vocês já têm condições de caminhar sozinhas na pintura. A nossa intenção é fazer com que o Bauernmalerei seja conhecido e difundido na nossa comunidade, para os filhos e familiares de vocês, já que é uma tradição trazida pelos nossos antepassados”, afirmou o professor Rogério Brambilla, durante a solenidade de encerramento do curso.

As peças produzidas durante o curso e outras, que as alunas pintaram em casa, ficaram em exposição durante a festa. A cerimônia, realizada no Salão Comunitário da Igreja de São José, contou com familiares e amigos das alunas.

Também marcaram presença o professor doutor Rodrigo Paiva, do Departamento de Teoria da Arte e Música da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e da esposa dele, Jenny Sander, nascida na Alemanha e formada em Antropologia, Estudos Latino-Americanos, Brasilianística e Língua Portuguesa pela Universidade Livre de Berlim. Alunas de Bauernmalerei de Campinho também prestigiaram a festa de encerramento do grupo de Santa Maria.

A primeira turma vai participar de um projeto muito importante para a comunidade. As alunas, o professor e alguns convidados da comunidade, vão pintar as peças em Bauernmalerei, que serão colocadas nas pilastras do salão comunitário. A previsão é de que o trabalho fique pronto para a Festa do Café, realizada no mês de novembro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Ferraço determina rescisão de contrato com empresa de transporte escolar por falhas no serviço em Cachoeiro

Geral

Parlamentar faz indicação sobre remoção de veículos abandonados nas vias públicas de Piúma

Geral

“A casa caiu”: GAECO realiza operação na Câmara de Vereadores de Rio Novo do Sul

Geral

Referência em Colatina, loja Sandro Variedades é alvo de acusações após vender produtos abaixo do preço de custo

Geral

Wanderson Amorim é novo secretário de comunicação de Cachoeiro

Geral

Caso Rayane Berger em Santa Maria de Jetibá: Médico que matou a companheira e forjou acidente irá a júri popular

Geral

Levantamento do Tribunal de Contas mostra que gestores precisam se preparar melhor para Lei de Licitações e Contratos

Geral

Carnaval termina com 40 acidentes e uma morte em estradas que cortam ES