quarta-feira,
05 de novembro de 2025

Geral

Procon-ES apreende mais de 50 quilos de produtos impróprios ao consumo em Afonso Cláudio

Foto: Procon-ES

 

Redação

 

O Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) apreendeu mais de 50 quilos de alimentos impróprios ao consumo em um supermercado de Afonso Cláudio. A fiscalização, que aconteceu, nessa quarta-feira (25), teve o objetivo de apurar denúncias sobre comercialização de produtos vencidos na região.

 

Durante a inspeção, foi constatada a comercialização de latas amassadas, produtos vencidos e sem informação sobre a data de validade, conteúdo, fabricação. Alimentos congelados, arroz, refrigerantes e biscoitos foram alguns dos produtos apreendidos.

 

O diretor de fiscalização do Procon-ES, Alvaro Araujo Valentim, participou da ação e informou que foram encontrados produtos fracionados, embalados e congelados pelo próprio estabelecimento, desprovidos das informações obrigatórias. Um dos produtos recolhidos estava vencido desde 2020.

 

“Comercializar produtos impróprios ao consumo são condutas graves que podem trazer sérios danos aos consumidores. Essa prática constitui crime contra as relações de consumo, conforme Lei nº 8.137/90, e não são toleradas. O Ministério Público Estadual será oficiado sobre essa operação. O estabelecimento fiscalizado foi autuado e poderá ser multado”, explicou o diretor.

 

Postos de combustíveis são inspecionados no interior do Estado

 

Postos de combustíveis também estão sendo inspecionados pelo Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) no interior do Estado. Além de Afonso Cláudio, os fiscais também estão apurando irregularidades nos municípios de Laranja da Terra e Brejetuba, após o recebimento de denúncias. A ação teve início, nessa segunda-feira (23), e segue até sexta-feira (27).

 

Durante a operação, os fiscais estão realizando testes de vazão nos bicos das bombas, para verificar se está indo para o tanque do consumidor o que ele está pagando, além de fiscalizar a qualidade do combustível comercializado, a oferta de cashback, a precificação, entre outras normas de defesa do consumidor e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

 

Até agora não foram constatados indícios de irregularidades nos postos visitados.

 

Denúncias

 

As denúncias podem ser registradas pelo WhatsApp (27) 3323-6237, pelo telefone 151 ou por meio do App Procon-ES (Android).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Referência em Vargem Alta, laboratório Biologic comemora 23 anos com campanha especial do Novembro Azul

Geral

Vereador vai pedir CPI para investigar desvio bilionário da OS ‘Mahatma Gandhi’ em Alfredo Chaves

Geral

Governo do Espírito Santo aciona plano de contingência após operação no Rio de Janeiro

Geral

Espírito Santo e Minas Gerais se aproximam por investimento ferroviário

Geral

Ao lado do prefeito Toninho Bitencourt, Casagrande inaugura obras de infraestrutura e anuncia novos investimentos em Marataízes

Geral

CPMI do INSS: prestador de serviços diz que abriu empresas para atender a Conafer

Geral

Caminhoneiro foge após colidir em moto e acaba preso em Vargem Alta

Geral

Prefeitos de Marechal, Alfredo Chaves e Vargem Alta se reúnem com vice-governador para tratarem do asfaltamento da Rota Vale do Inhame