sexta-feira,
20 de junho de 2025

Geral

Promotoria de Vargem Alta abre inquérito civil para apurar uso de agrotóxico

“Medida foi determinada face a dano apontado por “noticia do fato”, e pode levar à ação civil pública por danos ambientais”.

A promotora de de Justiça de Vargem Alta, Indira Diwali, por meio da Portaria 11/2015, determinou a abertura de um inquérito civil para apurar denúncia sobre uso irregular de agrotóxico. A noticia do fato, como chamou, foi apresentada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) contra Odilon Fassarela.

A promotora afirma que as informações são insuficientes para abertura de ação civil pública ou para determinar o arquivamento do processo. Daí, a abertura do inquérito civil.

Na portaria, a promotora determinou que seja oficiado o Centro de Apoio Operacional da Defesa do Meio Ambiente (CAOA) do MPES, entre outras providências.

O Espírito Santo, que já foi campeão brasileiro, é o terceiro estado da federação que mais faz uso de agrotóxicos em geral. Atualmente é o maior consumidor do pais em herbicidas. O principal aplicador de agrotóxicos no Estado é a Aracruz Celulose (Fibria), que os emprega nos seus eucaliptais.

Desde 2008, o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Atualmente consome cerca de 20% dos venenos agrícolas produzidos no planeta.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Podcast feito por jovens de Castelinho em Vargem Alta retratam histórias de avós

Geral

Pedido de CPI mista sobre descontos indevidos no INSS é lido em sessão do Congresso

Geral

STF decide que Câmaras Municipais não podem mais aprovar contas rejeitadas por Tribunais de Contas

Geral

Ferraço e Júnior acompanham últimos retoques para inauguração das obras de macrodrenagem em Cachoeiro

Geral

Multinacionais vencem leilão para ampliar tratamento de esgoto em 43 municípios no ES

Geral

Prefeitura de Marechal e Oi Alimentos promovem saúde por meio de eventos esportivos

Geral

Produção animal cresce no ES no 1º trimestre de 2025

Geral

Batida de frente entre dois carros deixa dois feridos em Domingos Martins