domingo,
30 de agosto de 2026

Geral

Regularização Fundiária para moradores da Vila dos Ipês, em Santa Maria de Marechal

Os moradores da Vila dos Ipês (antiga Baixada), em Santa Maria de Marechal, serão beneficiados pelo programa de Regulação Fundiária, desenvolvido pela Prefeitura de Marechal Floriano.

Na noite desta quinta-feira (28), foi realizada a primeira reunião na comunidade. O encontro aconteceu no pátio da Unidade Básica de Saúde Janeta Simon Stöckl. A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Iracema de Paula de Lima Freitas, fez uma palestra para os moradores, esclarecendo o que é a regularização fundiária e respondeu a várias perguntas feitas pelos moradores.

A regularização fundiária é um processo feito para que os proprietários de imóveis tenham as escrituras das suas residências e lotes. É a ação de reconhecimento do direito à moradia da população, garantindo-se a segurança da posse nas áreas ocupadas, em, que não existe o registro dos imóveis.

Na Vila dos Ipês, o cadastramento nas casas acontece nos dias 04, 05 e 06 de maio, das 8 horas às 16 horas. O morador poderá procurar a equipe da regularização fundiária no posto de atendimento, que ficará na Unidade de Saúde de Santa Maria, das 8 horas às 16 horas, entre os dias 06 e 09 de junho, para a entrega dos documentos pessoais de todos que residem na casa.

Nesse período – 06 a 09 de junho – a equipe estará no posto de atendimento para tirar cópia da documentação necessária e para orientar sobre o Cadastro Único, que será obrigatório para esse processo.

“É muito importante cumprir todas as etapas do processo de regularização fundiária e, por isso, contamos com a participação de todos. Os benefícios são muito grandes. Quando o imóvel é regularizado, fica mais fácil a ampliação dos serviços públicos para toda a comunidade. O morador se torna o dono legal, conquista um endereço oficial e pode registrar as construções no lote. O imóvel se torna valorizado, proprietário tem acesso a financiamento bancário e créditos no comércio, entre outras facilidades”, frisou a secretária.

Para realizar o cadastro, são necessários os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, título de eleitor, cartão do bolsa família (se tiver), documentos dos filhos dependentes maiores e certidão de nascimento dos filhos menores, comprovante de residência, comprovante de estado civil (certidão de casamento ou averbação de divórcio, declaração de união estável, entre outros).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Pesquisa do Real Time Big Data diz que Ricardo chega a 47% na preferência dos capixabas e vence em todos os cenários de 1º e 2º turnos

Geral

Ministério Público determina que a Prefeitura de Domingos Martins adote medidas urgentes para proteger animais em canil

Geral

Tribunal de Contas faz recomendações para que municípios do nordeste capixaba melhorem as ações de enfrentamento à pobreza

Geral

Corpos dos irmãos Gérson Peterle e Itamar Peterle, que morreram após o naufrágio de uma embarcação no Pará, chegam nesta quinta (13) em São Bento de Urânia

Geral

‘Auxílio-alimentação, em Marechal Floriano’: Prefeitura se manifesta sobre paralisação dos servidores

Geral

Prefeitura de Cachoeiro alerta para tentativa de golpe com falsas notificações enviadas por e-mail

Geral

Bombeiros resgatam novilha presa em ravina há dois dias em área de difícil acesso em Afonso Cláudio; veja vídeo

Geral

Incêndio de grandes proporções atinge apartamento em Venda Nova

plugins premium WordPress