segunda-feira,
13 de janeiro de 2025

Meio Ambiente

Secretaria de Meio Ambiente de Marechal Floriano atua de forma ágil e trabalho promove desenvolvimento de forma ética e sustentável em município reconhecido pela preservação da Mata Atlântica

Imagem aérea do Bairro Santa Rita: Residências e empreendimentos em meio a Mata Atlântica e córrego afluente do Rio Jucu. Crédito: SEMEARH/MF

Por Eduardo Antunes

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Marechal Floriano vem se destacando no desempenho de suas atribuições. A rapidez com o processo de aquisição de licenças ambientais, são o grande fator que põe a pasta como expoente na prefeitura da cidade serrana. 

Outros fatores que somam positivamente para o munícipe são o tratamento de forma igualitária, o fim da fila de espera para liberação de licenças e maior e mais qualificado corpo técnico para atender às demandas que chegam à repartição.

Marechal Floriano, assim como Domingos Martins, possui grande fluxo de negócios no ramo imobiliário e o proprietário de imóvel que deseja construir, assim como o produtor rural, que necessita ampliar sua estrutura de produção agrícola, depende da avaliação técnica e aval do órgão responsável pela fiscalização contra possíveis crimes ambientais. 

O município serrano é apontado como o maior em preservação da Mata Atlântica no estado. Levantamentos de 2020 mostram que a cidade mantém 45,5% de seu território com a presença da floresta. Já o Inventário Nacional Florestal do Estado do Espírito Santo, do mesmo ano, mostra 53% da vegetação nativa presente em sua circunscrição.

Juarez Xavier, secretário de Meio Ambiente de Marechal, destaca que, a partir da protocolização, tendo toda documentação regular e após visita técnica, o cidadão, atualmente, pode aguardar em média, 48 horas para obter a licença que permite atuar de forma legal. Em média, a espera já foi superior a seis meses no passado.

Foto: Rael Sérgio

A produtividade, segundo Xavier, previne e evita o cometimento de crimes ambientais e danos à flora, fauna e às nascentes presentes na região. O resultado deste trabalho traz a certeza da preservação dos recursos naturais, somados à capacidade do município em se desenvolver, sem afetar o meio ambiente. Por outro lado, o tratamento isonômico e ético reforça seu compromisso com ações que sejam sustentáveis e permitam que o município amplie sua cobertura florestal, ao mesmo tempo que se desenvolve. 

Um exemplo sobre a eficácia da atuação de sua equipe foi o pedido de licenciamento de um loteamento, que estava tramitando há 13 anos. Com a mudança na equipe e implementação de nova metodologia de trabalho, o processo do empreendimento voltou ao seu início e teve todas suas etapas concluídas em 15 meses.

A secretaria passou a contar com equipe técnica, onde também é exigido a busca de resultado, foi adquirido um drone, que ajuda na vistoria e apreensão de maquinário em atividade irregular. Para as equipes se dividirem e executarem suas atividades com mais rapidez, a pasta aderiu aos parâmetros de um programa ambiental, do governo do Estado, e ganhou um carro zero quilômetro. Outros três veículos usados, foram remanejados para atender as equipes de fiscalização ambiental do município. 

Ao final, o gestor informou que as atribuições e metas de sua secretaria se estendem a um projeto de educação ambiental, que está em curso. Escolas municipais estão recebendo o projeto, durante o correr do ano e as crianças são apontadas como grandes influenciadores da preservação ambiental perante sua família e a sociedade.

O Programa Reflorestar é mais uma ação da secretaria, com a distribuição gratuita de mudas de árvores nativas da mata atlântica ao produtor rural que fizer adesão aos critérios da política pública. 

Mais duas importantes atuações apontadas por Xavier são o combate ao inseto conhecido como borrachudo, onde o produtor recebe amostras de um produto biológico, que adicionado ao curso dos córregos, age contra sua reprodução. Outra ação que está em fase de planejamento, é o ‘Programa de Bem Estar Animal’, onde há a perspectiva de promover a castração e aplicação de microchips em cães e gatos no município de Marechal Floriano, demanda antiga da comunidade e de grupos de proteção aos animais da região.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Meio Ambiente

Espírito Santo não registra desmatamento e queimadas ilegais nos últimos 12 dias, aponta sistema

Meio Ambiente

Seis novas espécies de insetos são descobertas no Espírito Santo

Meio Ambiente

Ação de coleta do Parque Estadual Pedra Azul recolhe 250 quilos de lixo na Rota do Lagarto

Meio Ambiente

Trabalho da BRK evita que mais de 18 milhões de litros de esgoto sejam despejados no rio e nos córregos de Cachoeiro em 2023

Meio Ambiente

Marechal dá bom exemplo em gestão ambiental na Região Serrana: Prefeitura inicia licenciamento ambiental através de sistema online

Meio Ambiente

‘Fruta-do-imperador’: árvore rara e ameaçada de extinção é encontrada na Reserva Biológica Duas Bocas

Meio Ambiente

Queima controlada está proibida devido ao clima seco no ES

Meio Ambiente

Cachoeiro através da BRK mantém liderança no ranking de qualidade dos serviços de água e esgoto do ES