Alissandra Mendes.
A notícia da morte do deputado estadual Glauber Coelho deixou o Sul do Estado, e principalmente os cachoeirenses tristes nesta manhã (20). Pelas redes sociais, muitas pessoas se manifestaram pela perda e com palavras de conforto para a família do deputado.
De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, o prefeito Carlos Casteglione irá decretar luto oficial no município. O comunicado deve ser emitido dentro de instantes.Os shows do Circuito Cultural Arte entre Povos, promovido pela prefeitura, que aconteceria de hoje até domingo, na Praça Jerônimo Monteiro, foram cancelados no fim da manhã. Somente as oficinas permanecem na programação do evento.
O show de lançamento do CD da cantora Amélia Barretto, que aconteceria hoje à noite, no Teatro Municipal Rubem Braga, também foi cancelado devido à morte do deputado. Uma nova data será agendada.
Acidente.

Glauber Coelho sofreu um acidente automobilístico na tarde de domingo (10) na ES 482, entre os municípios de Cachoeiro de Itapemirim e Alegre, na altura do distrito de Pacotuba. Três veículos se envolveram no acidente, resultando em sete feridos. O deputado foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado para o Hospital Unimed, em Cachoeiro, onde recebeu os primeiros-socorros. Glauber realizou uma neurocirurgia de urgência para tratamento de um hematoma subdural agudo e, posteriormente, foi transferido para o Hospital Evangélico de Cachoeiro, onde estava internado no CTI Geral.
Atuação pública
Glauber Coelho foi eleito deputado estadual em 2010, com 23.040 votos. Em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa, era o 2º vice-presidente da Mesa Diretora, membro efetivo das comissões de Saúde, Agricultura e Meio Ambiente e vice-presidente da Frente Parlamentar de Apoio à Educação no Campo. Na Assembleia, também assumiu a 2ª Secretaria da Mesa Diretora, presidiu a Frente Parlamentar Saúde para Todos, que percorreu o Estado para avaliar as dificuldades enfrentadas pelos pacientes e gestores dos hospitais e postos de saúde, e foi membro da CPI da Telefonia.
O parlamentar se dedicou a projetos de impacto social, como a lei que regulamenta o descarte de lixo tecnológico no Estado e a obrigatoriedade do uso de pulseiras de identificação em pacientes das redes privada e filantrópica.
Além disso, atuou em várias frentes propondo ações em áreas como saúde, educação, segurança, saneamento básico, habitação, agricultura e meio ambiente. Com atuação destacada no sul do Estado, Glauber Coelho realizou importantes parcerias como a feita com a Defensoria Pública Estadual, que teve como objetivo levar atendimento gratuito nas mais diversas áreas do Direito para a população da região do Caparaó, no sul do Estado.
Perfil.
Glauber da Silva Coelho, 40 anos, nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, filho de José Affonso Coelho e Vilma da Silva Coelho; era casado com Fernanda Aguilar Coelho e tinha uma filha de dois anos e três meses. Evangélico, era membro da Primeira Igreja Presbiteriana de Cachoeiro de Itapemirim.
Formado em Direito, Glauber Coelho era pós-graduado em Gestão Pública e foi por três vezes vereador em Cachoeiro de Itapemirim. Dos seus 40 anos, 15 foram dedicados à política. Em 2000, foi eleito com 1.252 votos; em 2004, com 2.011 votos; e em 2008, com 4.060. Além de vereador, foi secretário municipal de cinco pastas em Cachoeiro: Saúde; Criança, Adolescente e Juventude; Agricultura; Defesa Civil e Meio Ambiente.


