quarta-feira,
19 de março de 2025

Geral

Tecnologia garante qualidade da água distribuída pela BRK à população de Cachoeiro

Redação

Para garantir a qualidade da água potável que chega até a população de Cachoeiro de Itapemirim, a BRK tem equipamentos modernos e de alta tecnologia como aliados. Um deles é a versão mais atual do Jar-Test, adquirido recentemente pela concessionária e que está em funcionamento na Estação de Tratamento de Água (ETA) João Gourlart, no bairro Ilha da Luz. Essa estação é responsável pelo fornecimento de água para toda a área urbana do município.

O gerente operacional Marcos Pontes explica que o Jar-Test permite um controle minucioso sobre a dosagem de produtos químicos empregados no tratamento da água distribuída, contribuindo para a eficiência dos processos. “Ele é utilizado para ensaios de coagulação e floculação, duas etapas do tratamento, simulando na bancada do laboratório o que acontece no processo dentro da ETA. A finalidade é determinar as dosagens de insumos químicos como coagulantes, polímeros e alcalinizantes a serem aplicados e selecionar os melhores produtos a serem utilizados no tratamento”, destacou.

No processo de clarificação da água, por exemplo, é utilizado um coagulante, produto químico à base de sais de alumínio que tem relação direta com a turbidez da água bruta a ser tratada. O Jar-Test tem a função de determinar a melhor dosagem do coagulante a ser usado a partir de diferentes simulações realizadas. “Ao completar o trabalho com os ensaios analíticos realizados pelos operadores da ETA, definimos pela aplicação mais adequada, tornando o processo mais seguro e eficiente, sempre de acordo com a legislação vigente”, ressaltou Marcos Pontes.

O Jar-Test faz parte do processo de tratamento da água distribuída aos cachoeirenses há anos, em todas as ETAs. O que ocorreu agora é que a concessionária fez a aquisição de equipamentos mais modernos, com novas tecnologias aplicadas. Os modelos anteriores exigiam uma intervenção manual maior por parte do operador. O modelo usado hoje pela BRK é a versão mais atualizada do mercado e desempenha papel fundamental para determinar a melhor dosagem, evitando inclusive desperdício.

O equipamento possui seis jarros e é configurado para realizar o teste de forma automática. O processo tem, ao todo, três etapas, e o ciclo completo dura 60 minutos. “Há um procedimento específico para cada estação. Na ETA João Goulart, o seu uso é diário, independentemente da turbidez da água bruta. Com a variação da turbidez, que ocorre normalmente em períodos de fortes chuvas, podem ser feitos vários testes ao longo do dia, sempre com foco na eficiência e segurança operacional”, detalhou o gerente operacional da BRK.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Prefeitura de Presidente Kennedy assina ordem de serviço para captura e transporte de animais de médio e grande porte

Geral

Ferraço determina rescisão de contrato com empresa de transporte escolar por falhas no serviço em Cachoeiro

Geral

Parlamentar faz indicação sobre remoção de veículos abandonados nas vias públicas de Piúma

Geral

“A casa caiu”: GAECO realiza operação na Câmara de Vereadores de Rio Novo do Sul

Geral

Referência em Colatina, loja Sandro Variedades é alvo de acusações após vender produtos abaixo do preço de custo

Geral

Wanderson Amorim é novo secretário de comunicação de Cachoeiro

Geral

Caso Rayane Berger em Santa Maria de Jetibá: Médico que matou a companheira e forjou acidente irá a júri popular

Geral

Levantamento do Tribunal de Contas mostra que gestores precisam se preparar melhor para Lei de Licitações e Contratos