sábado,
05 de julho de 2025

Geral

Tecnologia garante qualidade da água distribuída pela BRK à população de Cachoeiro

Redação

Para garantir a qualidade da água potável que chega até a população de Cachoeiro de Itapemirim, a BRK tem equipamentos modernos e de alta tecnologia como aliados. Um deles é a versão mais atual do Jar-Test, adquirido recentemente pela concessionária e que está em funcionamento na Estação de Tratamento de Água (ETA) João Gourlart, no bairro Ilha da Luz. Essa estação é responsável pelo fornecimento de água para toda a área urbana do município.

O gerente operacional Marcos Pontes explica que o Jar-Test permite um controle minucioso sobre a dosagem de produtos químicos empregados no tratamento da água distribuída, contribuindo para a eficiência dos processos. “Ele é utilizado para ensaios de coagulação e floculação, duas etapas do tratamento, simulando na bancada do laboratório o que acontece no processo dentro da ETA. A finalidade é determinar as dosagens de insumos químicos como coagulantes, polímeros e alcalinizantes a serem aplicados e selecionar os melhores produtos a serem utilizados no tratamento”, destacou.

No processo de clarificação da água, por exemplo, é utilizado um coagulante, produto químico à base de sais de alumínio que tem relação direta com a turbidez da água bruta a ser tratada. O Jar-Test tem a função de determinar a melhor dosagem do coagulante a ser usado a partir de diferentes simulações realizadas. “Ao completar o trabalho com os ensaios analíticos realizados pelos operadores da ETA, definimos pela aplicação mais adequada, tornando o processo mais seguro e eficiente, sempre de acordo com a legislação vigente”, ressaltou Marcos Pontes.

O Jar-Test faz parte do processo de tratamento da água distribuída aos cachoeirenses há anos, em todas as ETAs. O que ocorreu agora é que a concessionária fez a aquisição de equipamentos mais modernos, com novas tecnologias aplicadas. Os modelos anteriores exigiam uma intervenção manual maior por parte do operador. O modelo usado hoje pela BRK é a versão mais atualizada do mercado e desempenha papel fundamental para determinar a melhor dosagem, evitando inclusive desperdício.

O equipamento possui seis jarros e é configurado para realizar o teste de forma automática. O processo tem, ao todo, três etapas, e o ciclo completo dura 60 minutos. “Há um procedimento específico para cada estação. Na ETA João Goulart, o seu uso é diário, independentemente da turbidez da água bruta. Com a variação da turbidez, que ocorre normalmente em períodos de fortes chuvas, podem ser feitos vários testes ao longo do dia, sempre com foco na eficiência e segurança operacional”, detalhou o gerente operacional da BRK.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Venda Nova vai ganhar três relógios turísticos com termômetro

Geral

Atas de Registro de Preços vira alvo do Tribunal de Contas do ES

Geral

Carro pega fogo e fica completamente destruído em Marechal Floriano; veja vídeo

Geral

Prefeito de Marechal, Lidiney Gobbi, participa de assembleia do Sindsmaf e reafirma compromisso com servidores da Educação

Geral

Chamas destroem casa de madeira e se alastram para imóvel ao lado no Centro de Marechal; veja vídeo

Geral

Fogo destrói apartamento, provoca pânico e deixa feridos no Centro de Iúna; veja vídeo

Geral

População de Marechal Floriano é convidada para conferência municipal

Geral

Exportações de ovos capixabas ganham destaque no mercado internacional em meio à crise global de gripe aviária