domingo,
05 de julho de 2026

Artigo/Opinião

Transformação e Arte na Escola Emílio Oscar Hülle de Marechal Floriano

O Projeto e a Nova Fase Cena Sonora”

Por Giovana Schneider

Desde 2023, a Eletiva de Teatro da Escola Emílio Oscar Hülle movimenta a comunidade escolar, já tendo levado sete grandes clássicos ao palco (como Hamlet, Romeu e Julieta e A Bela e a Fera). Em 2026, o projeto se renovou sob o nome “Cena Sonora: Teatro, Expressão e Performance”, unindo oficialmente o teatro e a música para ampliar o repertório cultural dos cerca de 35 estudantes participantes.

Na última quinta-feira (02/07), aconteceu a apresentação da peça “A Bela e a Fera”, com duas sessões para garantir que todos os estudantes da Escola pudessem assistir. Como já era de se esperar, o sucesso foi absoluto. Segundo a professora Reni, é impossível não se emocionar ao ver que todo o esforço valeu a pena e tudo deu certo.

Equipe Multidisciplinar e Protagonismo Estudantil

O sucesso do projeto é fruto do trabalho coletivo. É preciso contar com: dramaturgo/roteirista, diretor, atores, cenógrafos, figurinista, maquiador, sonoplasta, contrarregra, equipe de comunicação (fotografia, vídeos). A fim de que todo esse conjunto funcione bem, três professores orientadores, de diferentes áreas, que dividem as frentes de produção:

— Reni Klippel Machado (Profª de Língua Portuguesa) acompanha o desenvolvimento da montagem das cenas e a interpretação dos atores.

— Karoline Schimmelpfennig (Profª de História) coordena a equipe de cenografia, indumentária e maquiagem.

— Danilo Camargo (Profº de Biologia) organiza e produz a trilha sonora e orienta a equipe responsável pelos microfones, fotografia e divulgação.

Os alunos têm autonomia para escolher a função que desejam exercer, unindo forças ao longo do semestre. Além disso, o apoio integral da equipe gestora e dos funcionários da escola é apontado como pilar essencial para o sucesso das produções.

Mais que Arte, uma Transformação Social

Longe de buscar apenas a formação de atores profissionais, a eletiva foca na ressignificação de vidas e no desenvolvimento socioemocionais. Os participantes relatam uma evolução nítida em aspectos como:

Expressão oral e corporal;

Trabalho em equipe e cooperação;

Empatia e autoconfiança.

Intercâmbio Cultural e Inspiração

A qualidade das produções ganhou um novo impulso após a visita profissional do “Grupo Z de Teatro”, que apresentou na escola a peça “O Grande Circo Ínfimo”. O intercâmbio gerou frutos imediatos: inspirados pelo grupo, os alunos elevaram o nível de dinamismo e expressão na recente montagem de A Bela e a Fera.

Em um depoimento emocionante direcionado a Carla van den Bergen (integrante do Grupo Z que prestigiou o espetáculo escolar), o estudante David Henrique da Cunha Vieira, que interpretou a Fera, relatou como o teatro o ajudou a superar a timidez e o medo do julgamento, transformando-se em uma experiência que “levará para a vida”.

Tive a oportunidade de estar praticamente em todos os espetáculos, e a emoção é muita. Ver estes alunos se entregarem aos seus papéis na peça com tanto profissionalismo e responsabilidade… Não tem como não se emocionar! E a dedicação desses professores em dar para os alunos a oportunidade de representar? Enfim, todos na escola participam de alguma forma. A união é clara e, sim, não podemos deixar de sonhar que dali possa nascer um ou vários artistas renomados nacionalmente. Sim, tudo é possível. E com o empenho deles, isso não é impossível.

Giovana Schneider é escritora, jornalista e graduada em Filosofia. Moradora de Marechal Floriano (ES), possui uma trajetória marcada pela dedicação às letras e à cultura. É sócia-fundadora da Academia Florianense de História, Artes e Letras “Flores Passinatto Kuster” (AFHAL), instituição onde atualmente exerce o cargo de Diretora Editorial. Sua atuação literária também se estende ao Rio Grande do Sul, onde é sócia correspondente do Centro de Escritores Lourencianos (CEL). Desde 2010, compartilha suas reflexões e produções no blog “Cada um de nós compõe a sua história”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Artigo/Opinião

Arte que Alimenta a Alma e o Paladar: “O Grande Circo Ínfimo” Emociona Comunidade Escolar em Marechal Floriano

Artigo/Opinião

Corações em festa: Marechal Floriano Celebra Nossa Senhora da Penha com Fé e alegria Comunitária

Artigo/Opinião

“A Empatia como Antídoto”: O Combate ao Bullying Além do Calendário

Artigo/Opinião

“O preço do descuido”: Marechal Floriano, retrato de uma conta que sempre chega’

Artigo/Opinião

Do Pó ao Pó: A simbologia da finitude e a busca pela renovação espiritual

Artigo/Opinião

“O Despertar da Memória”: Folia De Reis retorna às ruas de Marechal Floriano após seis décadas

Artigo/Opinião

“A paixão que não envelhece”: conheça a senhora que inspira com sua dedicação à leitura em Marechal Floriano

Artigo/Opinião

Do interior para o Mundo da Poesia: O talento dos alunos da EEEFM Emílio Oscar Hülle, de Marechal Floriano