segunda-feira,
18 de maio de 2026

Geral

Travessia entre Forno Grande e Pedra Azul será realizada no sábado (07)

Para despertar a conscientização das pessoas sobre a importância da preservação ambiental e comemorar a Semana Mundial do Meio Ambiente, no dia 07 de junho será realizada uma travessia entre os Parques Estaduais de Forno Grande e Pedra Azul, organizada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), com apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama).

A concentração tem início às 8 horas, no Parque Estadual da Pedra Azul, em Domingos Martins, com a confirmação de inscrição e apresentação do Termo de Responsabilidade. De ônibus, os participantes seguirão para a portaria do Parque Estadual de Forno Grande, em Castelo, para o café da manhã e início da caminhada. As inscrições já foram encerradas, constando 150 inscritos.

A maior parte do percurso será de estrada de chão com aproximadamente 15 quilômetros passando por áreas de fragmentos florestais e chegando à comunidade de São Paulinho do Aracê. Quem quiser poderá interromper o trajeto neste ponto.

Além disso, serão mais dez quilômetros, incluindo cinco quilômetros de ciclovia na ES-164 e outros cinco na Rota do Lagarto. Em ritmo leve, a travessia deverá durar entre seis e oitos horas.
Durante o passeio, os participantes também passarão pela comunidade de Braço Sul. Outro destaque é a vista para Monte Verde e Caetés, local que abriga grande extensão de florestas e variedade de aves, entre elas, a saíra-apunhalada. Este animal foi considerado extinto antes de ter sido avistado na região.

Parque Estadual da Pedra Azul

Foi criado por meio da Lei Estadual n° 4.507/91. Seu objetivo é proteger amostras significativas dos ecossistemas regionais, as quais se destacam as formações rochosas de granito e gnaisse. Abriga um dos mais importantes cartões postais do Estado, a Pedra Azul, que possui 1.822 metros, além da Pedra das Flores, com 1.909 metros de altitude. Um detalhe interessante é a Pedra do Lagarto unida à Pedra Azul. Ambas podem ser avistadas da BR-262. Entre as principais espécies vegetais da unidade encontram-se orquídeas, bromélias, ingás, cedros, ipês, além de várias espécies de canela. A fauna é diversificada contando com animais como tatu, tamanduá-de-colete, jaguatirica, araponga, veado catingueiro, trinca-ferro e sabiá, além de alguns ameaçados de extinção como sagüi-da-serra, onça sussuarana e macaco barbado.
Área aproximada: 1.240 ha.
Localização: Domingos Martins.

Parque Estadual de Forno Grande

Criado, em outubro de 1960, como Reserva Florestal, passou a Parque Estadual pela Lei Estadual nº 7.528, em 1998. O relevo é montanhoso com variação altimétrica de 1.600 a 2.039 metros, culminando no Pico do Forno Grande, o grande atrativo da região. Nesta região da serra capixaba predomina a colonização italiana, que identificava o Pico como uma representação em grande escala dos fornos de assar pães. A flora é diversificada e sua fauna possui animais na lista de extinção como a onça sussuarana e o gavião-pega-macaco. Possui excelente centro de visitantes.
Área aproximada: 730 ha.
Localização: Castelo.

Com informação: Secom.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Recém-nascida é salva de engasgo por policiais militares, em Anchieta; veja vídeo

Geral

Zoológico em Marechal Floriano abriga animais resgatados por órgãos ambientais

Geral

Ministério Público recomenda pagamento integral do piso nacional dos profissionais da educação em Marataízes

Geral

Pesquisa inédita avalia adaptação do lúpulo em Domingos Martins

Geral

145 ovos por segundo: ES impressiona com ritmo da produção

Geral

Operação retira fios irregulares e limpa postes em Alfredo Chaves

Geral

Livro revela como o ES alcançou 175 mil mulheres com políticas de proteção

Geral

Auditores do Tribunal de Contas partem para fiscalização em Mimoso do Sul