sexta-feira,
14 de novembro de 2025

Geral

TRE-ES anuncia a criação do Núcleo de Combate aos Crimes e à Corrupção Eleitoral para as Eleições 2020

Redação

 

Em reunião virtual realizada na tarde desta quarta-feira (30), o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) anunciou a criação do Núcleo de Combate aos Crimes e à Corrupção Eleitoral (Nucoe) para as Eleições 2020. O evento contou com a participação de representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp); das Polícia Federal; Militar, Civil, Ministério Público Federal; e Ministério Publico Eleitoral.

 

A reunião foi conduzida pelo vice-presidente e Corregedor do TRE-ES, Desembargador Carlos Simões Fonseca, com as presenças do Diretor Geral do Tribunal, Alvimar Dias Nascimento; do subsecretário Estado de Integração Institucional da Sesp, Guilherme Pacífico da Silva; do tenente-coronel Sebastião Biato Filho e do major Hudson Caus, representando a Polícia Militar do Espírito Santo; do superintendente de Inteligência e Ações Estratégicas, delegado João Calmon, representando a Polícia Civil; dos delegados federais Leonardo Rabelo e Carlos Gustavo Buaiz, representando a Polícia Federal; do promotor Cláudio José Ribeiro Lemos, do Centro de Apoio Eleitoral (Cael) do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES); do procurador regional Eleitoral André Pimentel, do Ministério Público Federal (MPF-ES); do juiz auxiliar da Corregedoria do TRE-ES, Daniel Barrioni; e de policiais civis e militares presentes ao encontro.

 

Como funcionará o Nucoe

 

O Núcleo de Combate aos Crimes e à Corrupção Eleitoral iniciará suas atividades em outubro e será encerrado após a realização do segundo turno das Eleições 2020. Sua atuação será voltada para auxiliar os órgãos da Justiça Eleitoral no exercício do poder de polícia voltado à apuração imediata de denúncias de propaganda eleitoral irregular, bem assim das demais práticas ilícitas previstas na legislação eleitoral, tais como a captação ilícita de sufrágio, o abuso de poder econômico, infrações penais e as condutas vedadas aos agentes públicos e todos os atos praticados durante o período eleitoral que possam afetar a igualdade de oportunidades entre os candidatos do pleito, conforme previsto na Lei nº 9.504/97 e Resolução TSE nº 23.551/17.

 

As denúncias de propaganda eleitoral irregular, podem ser realizadas via internet, pelo sistema Pardal. As ocorrências registradas serão imediatamente encaminhadas para o Nucoe e submetidas à análise do Ministério Público Eleitoral, para a devida apuração e, em caso de formalização, encaminhadas aos juízes eleitorais para julgamento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Filhote de baleia-jubarte é devolvido ao mar em Marataízes após encalhar na praia

Geral

Marechal Floriano substitui 560 pontos de iluminação pública por LED

Geral

ES alcança 500 prisões por meio da tecnologia de reconhecimento facial

Geral

Cultura italiana: Família Bravim mantém viva a tradição centenária do carrapito na Região Serrana

Geral

‘Na saúde e na doença’: Casal comemora 65 anos de casamento em Hospital no ES; veja vídeo

Geral

Referência em Vargem Alta, laboratório Biologic comemora 23 anos com campanha especial do Novembro Azul

Geral

Vereador vai pedir CPI para investigar desvio bilionário da OS ‘Mahatma Gandhi’ em Alfredo Chaves

Geral

Governo do Espírito Santo aciona plano de contingência após operação no Rio de Janeiro