quinta-feira,
23 de abril de 2026

Geral

Tribunal de Contas do ES altera norma para concessão de auxílio-alimentação para vereadores

Redação

O Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) revisou o entendimento acerca do tema de concessão de auxílio-alimentação a vereadores pelas Câmaras Municipais. A decisão ocorreu de acordo com o voto do relator, conselheiro Davi Diniz. 

A mudança se deu na exclusão do trecho do Parecer Consulta TC 14/2005 que vetava a concessão do auxílio para quaisquer outras atividades desenvolvidas por vereadores que não correspondam com o exercício fiscalizatório, como exemplo, atividades privadas e popularmente conhecidas como “assistencialistas”.  

O tema em discussão teve início com o debate acerca da análise de ilegalidade no recebimento de auxílio-alimentação pelos vereadores do município de Alfredo Chaves, sem a exigência de comprovação detalhada das atividades parlamentares realizadas e do tempo despendido nelas, situação em que o TCE-ES deferiu cautelar vetado a concessão. 

Segundo o relator, a decisão revelou a necessidade de o TCE-ES revisar os pareceres em consulta existentes sobre o tema, a fim de corrigi-los e adaptá-los, promovendo as alterações necessárias. 

Parecer Consulta TC 14/2005 

O Parecer Consulta TC 14/2005 determina afastamento da condicionante de comprovação de jornada de trabalho e de atividades parlamentares dos vereadores para fins de recebimento de auxílio-alimentação. 

Segundo o documento, o objetivo dos benefícios de refeição e vale-alimentação é permitir que os servidores públicos possam consumir suas refeições durante a jornada de trabalho, sem necessitar se locomover até suas residências no horário de almoço. 

Dessa forma, o entendimento da Corte de Contas sobre o tema foi alterado, mantendo-se vetada a concessão de auxílio-alimentação a vereadores, todavia, nos dias em que eles estiverem exercitando suas tarefas constitucionais, sejam atividades de fazimento de normas e de fiscalização, na sede camarária ou fora dela, e estas atividades necessitarem ser interrompidas para a alimentação do meio-dia, poderá ser concedido o auxílio-alimentação indagado.  

Quanto à fiscalização do cumprimento da legalidade respeitante à concessão do auxílio-alimentação aos vereadores é papel do controle interno municipal, que deverá realizá-la, remetendo informações ao TCE-ES sobre quaisquer violações ocorridas, sob pena de responsabilidade solidária.  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Bombeiros resgatam cão em área de difícil acesso na zona rural de Venda Nova: Veja vídeo

Geral

Mais de 2 mil fiéis participam da Romaria da Diocese de Cachoeiro na Festa da Penha 2026

Geral

Mãe denuncia que, apesar da repercussão, sala de aula em que o filho de 12 anos estuda, em escola municipal de Marataízes, continua sem ar-condicionado e com o ventilador quebrado

Geral

Agressor de mulher usará tornozeleira de imediato; lei já está em vigor

Geral

Justiça determina afastamento de delegado de Venda Nova do cargo após denúncia do MPES

Geral

Corpo de Bombeiros realiza resgate técnico e mobiliza operação complexa para salvar cachorro em área de difícil acesso em Domingos Martins

Geral

Medicamentos podem ter reajuste de até 3,81% a partir desta terça

Geral

Pesquisa de preços dos itens da Torta Capixaba aponta diferença de até 73% para o mesmo produto