quarta-feira

14/outubro/2026

Geral

Uso da água sanitária em áreas públicas tem efeito limitado

Foto: Divulgação

 

Redação

 

A sanitização de calçadas e áreas abertas ou fechadas com uso de água sanitária, apesar de garantir a efetiva higienização quando corretamente aplicado, tem efeito de pouca durabilidade, exigindo uma constante manutenção. A Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas (Aprag) alerta para o impacto reduzido das ações em áreas públicas.

 

– Pensando em limpeza de calçadas e áreas abertas, pode significar uma ação com grau de efetividade de pouco impacto. Já em área fechadas, principalmente em residências, há necessidade de constante manutenção, à medida que o local higienizado volte as estar exposto a possível contaminação – avisa o vice-presidente da Aprag, o biólogo Sérgio Bocalini.

 

Apesar dessas limitações, Bocalini reafirma a importância do uso do produto na sanitização das superfícies, capaz de reduzir a carga microbiana em níveis seguros para a saúde humana.

 

– A água sanitária é um importante produto destinado a higienização e sanitização, pois possui ação em diversos microrganismos, reduzindo a carga microbiana nociva em níveis seguros para saúde humana e de outros animais. Além de tudo, é um produto de fácil manuseio e de valor acessível à maior parte da população – ressalta o presidente da Aprag.

 

Segundo o biólogo, é necessário tomar algumas medidas importantes antes de aplicar o produto nas superfícies. Ele destaca a retiradas de possíveis resíduos sólidos destes locais, além da gordura. Desta forma, garante-se o efeito adequado da água sanitária.

 

– Deve-se sempre seguir rigorosamente as orientações presentes no rotulo do produto, desta foram garantindo segurança para o usuário. Se necessária a diluição, está deve ser realizada seguindo as recomendações do fabricante, fazendo uso de um balde e com a utilização de luvas, proceder a aplicação manual com o auxílio de um pano nas superfícies presentes no imóvel – aconselha Bocalini.

 

Ele também ressalta a necessidade de que durante a aplicação as áreas estejam arejadas, mantendo portas e janelas abertas, garantido uma boa circulação de ar.

 

– Crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios não devem permanecer no ambiente durante a aplicação.

 

Outra dica do especialista é sempre estar atento sobre a origem do produto adquirido. Ele destaca observar se a marca escolhida conta com registro da Anvisa.

 

– Caso não haja água sanitária, ela pode ser substituída por produtos como saponáceos (sabões e detergentes) e desinfetantes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Duas mortes e 52 feridos nas estradas capixabas no feriadão

Geral

Corpos de jovens desaparecidos após afogamento em cachoeira de Conceição do Castelo são encontrados

Geral

Bets começam a sair do ar nesta terça-feira

Geral

Mais de 700 apoiadores se reúnem em Cachoeiro em apoio a Ricardo Ferraço

Geral

Rota do Inhame avança com abertura de licitação para trecho da ES-383

Geral

Promessas eleitorais na internet agora podem virar provas em Cartórios de Notas do Espírito Santo

Geral

Piloto de Alfredo Chaves conquista título brasileiro de parapente e faz história no voo livre

Geral

Processo mais antigo do ES foi julgado depois de 114 anos em Venda Nova

plugins premium WordPress