terça-feira,
28 de outubro de 2025

Cultura

Vargem Alta terá peça teatral sobre imaginação e barreiras de gênero entre as crianças

“Felipa e sua pipa” vai ser apresentada durante a 2ª Literaltinha, nas próximas sexta (31) e sábado (1º)

Nas próximas sexta-feira (31) e sábado (1º), o sítio Querência, em Vargem Alta, município do sul do Espírito Santo, receberá a peça teatral “Felipa e sua pipa”, que busca refletir sobre a imaginação das crianças e a respeito das discriminações sofridas pelas mulheres. As apresentações, com entrada gratuita, acontecerão durante a 2ª edição da Literaltinha – Festa Literária de Vargem Alta para crianças.

A peça tem como protagonista a personagem Felipa, uma garota que gosta de brincar de soltar pipa, mas os meninos de sua rua falam que isso não é coisa de menina. A sua avó Lurdes, então, a presenteia com uma pipa mágica, que lhe permitirá viajar no tempo e se encontrar com mulheres que enfrentaram a sociedade e fizeram história no Espírito Santo.

“Felipe e sua pipa” é baseado na estética do teatro mambembe, em que o cenário se transforma e é carregado em alguns momentos pelos próprios atores. O espetáculo também dialoga com estéticas circenses e de teatro de rua, buscando incorporar elementos da cultura popular de forma lúdica.

Uma realização da Tangerinas do Deserto Produções, “Felipe e sua pipa” tem dramaturgia e produção-executiva assinadas por Victorhugo Passabon Amorim, cineasta, professor e produtor cultural.

A direção ficou a cargo de Sara Amorim, produtora teatral, professora e pesquisadora, conhecida pela sua grande carreira na direção de peças teatrais no sul do Espírito Santo.

“A história trata de uma amizade muito bonita entre a Felipa e a Vó Lurdes. Felipa quer soltar pipa, uma ‘brincadeira de meninos’, mas a avó a estimula a quebrar essa barreira de gênero. A narrativa é construída com elementos fantásticos, para refletir também sobre a questão da imaginação das crianças, sobre suas brincadeiras, e a respeito de como elas podem fazer tudo apenas imaginando”, comenta Sara Passabon.

“Ao mesmo tempo”, acrescenta Sara, “procuramos apresentar para o público infantil as trajetórias de mulheres muito importantes para o nosso Estado, como Maria Ortiz, Zacimba Gaba, Rosa Helena Schorling e Carmélia Maria de Souza”.

Além das apresentações na Literaltinha, também foi realizado um ensaio aberto da peça teatral no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Rubens José Vervloet Gomes, localizado em Vitória, no bairro Jardim Camburi, no último dia 10 de outubro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Cultura

“11ª Noite Alemã”, relembra tradição dos imigrantes e fecha com chave de ouro em Santa Maria de Marechal

Cultura

Coral Piu Bello de Araguaya é destaque no 24º Festival Internacional de Corais em MG

Cultura

Projeto em Marechal Floriano: “EM BUSCA DE TALENTOS” — Ajuda Autores a Publicar Obras

Cultura

Alfredense participa de livro que homenageia mulheres escritoras

Cultura

Professora alfredense lança primeiro livro e destaca comunidade onde vive

Cultura

Alfredo Chaves marca presença na 8ª edição do Dia Nacional do Imigrante Italiano

Cultura

São Bento de Urânia celebrou tradição e sucesso da 59ª Festa da Uva e do Vinho

Cultura

Festa Italemanha de Marechal poderá se tornar patrimônio do ES