quarta-feira,
09 de julho de 2025

Geral

Venda Nova do Imigrante é o primeiro município a obter adesão ao Susaf

Venda Nova do Imigrante é o primeiro município do Espírito Santo a aderir ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf-ES). Com a adesão, os empreendimentos registrados no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que antes só podiam comercializar dentro do município, terão a possibilidade de expandir a venda de produtos de origem animal para todo o território capixaba. O reconhecimento foi publicado no início de dezembro no Diário Oficial do Estado (DIO-ES).

O Susaf-ES é coordenado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), autarquia da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

“É importante destacar que, para isso, os estabelecimentos devem fazer essa solicitação ou é preciso que a Secretaria Municipal de Agricultura indique aqueles que estão aptos”, explica o chefe do Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Animal do Idaf, Fabiano Fiuza Rangel.

A queijaria Inês, que produz mensalmente cerca de 300 quilos de queijo, 15 quilos de puína (ricota) e 200 litros de iogurte, será a primeira a vender em todo o Estado. Segundo o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, além do incremento de renda, o reconhecimento da equivalência garante melhor desenvolvimento para as agroindústrias. “Outros municípios têm oportunidade de seguir o mesmo modelo e garantir a adesão. O Susaf abre novos canais e oportunidades de comercialização para os produtos da agricultura familiar capixaba, que está presente em 80% das nossas propriedades rurais, fomentando as economias locais e gerando mais renda”, destaca o secretário.

Trinta e seis municípios do Espírito Santo já enviaram pedido e estão em processo de análise para adesão. De acordo com dados da Seag, existem cerca de 1,3 mil agroindústrias de micro e pequeno porte no Estado, a maioria com gestão familiar, que utilizam matérias-primas oriundas da agropecuária. Nesse cenário, o setor ocupa aproximadamente 4,5 mil pessoas e apresenta faturamento médio anual de R$ 16 milhões.

Susaf

O Decreto nº 3132-R estabelece os procedimentos e requisitos para adesão dos municípios ao Susaf-ES, individualmente ou por meio de consórcios, para o comércio intermunicipal de produtos de origem animal.

Para aderir ao sistema, os municípios devem obedecer a critérios que garantam as condições higiênico-sanitárias das indústrias e estabeleçam procedimentos de inspeção e fiscalização equivalentes aos realizados pelo Serviço de Inspeção Estadual (SIE).

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Esesp, em parceria com a Prefeitura de Marechal, oferece cursos de capacitação à servidores

Geral

Procon de Cachoeiro alerta para golpes por ligações telefônicas e como se proteger

Geral

Justiça acolhe pedido do Ministério Público e suspende processo seletivo da Prefeitura de Castelo

Geral

Senado vota autorização para cassino, bingo, jogo do bicho e corrida de cavalos

Geral

Venda Nova vai ganhar três relógios turísticos com termômetro

Geral

Atas de Registro de Preços vira alvo do Tribunal de Contas do ES

Geral

Carro pega fogo e fica completamente destruído em Marechal Floriano; veja vídeo

Geral

Prefeito de Marechal, Lidiney Gobbi, participa de assembleia do Sindsmaf e reafirma compromisso com servidores da Educação