quinta-feira,
28 de maio de 2026

Geral

Venda Nova está entre as 9 cidades do país que mais usam bicicleta como meio de transporte

Venda Nova do Imigrante é considerada a quinta cidade do Brasil onde mais se usa a bicicleta como meio de transporte. A estimativa da prefeitura municipal é de que 50% das viagens diárias são feitas por esse meio. São 12 mil bicicletas para 23,7 mil habitantes, o que singnifica que metade da população usa esse tipo de veículo.

Outras cidades brasileiras também se destacaram: Tarauacá (AC), Cáceres (MT), Tamandaré (PE), Ilha Solteira (SP), Pomerode (SC), São Fidélis (RJ), Pedro Leopoldo (MG) e Gurupi (TO).

No último final de semana de setembro, prefeitos, vice-prefeitos e secretários participaram da maior feira nacional do setor de bicicletas, a Brasil Cycle Fair, em São Paulo, a fim de trocar informações sobre o uso da bicicleta e ajudar a outras cidades de pequeno porte do país a fomentar o uso desse tipo de transporte.

Para o prefeito de Venda Nova, Dalton Perim, as ciclovias são importantes formas de incentivar o uso da bicicleta. “A cidade possui 5,7 km de ciclovias já instaladas (Centro e São João de Viçosa, paralelo à BR 262) e mais 7 km em construção. Além disso, há 30 bicicletários, seis lojas especializadas e 13 oficinas de conserto de bicicletas”, revela.

Mesmo com o transporte público gratuito desde janeiro de 2014, os moradores da cidade ainda optam pelo uso da bicicleta. E unir todas as partes da cidade é um dos chamarizes para incentivar essa forma de locomoção. “Estamos em fase de conclusão de uma ciclovia que liga a sede do município ao distrito de São João de Viçosa, com 7 km de extensão e recursos do OGU/Ministério do Turismo”, explica Perim.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

IPTU 2026 pode ser pago em cota única com desconto de 20% em Alfredo Chaves

Geral

Motorista fica preso nas ferragens em acidente entre carro e carreta em Domingos Martins

Geral

Investigado por furto e adulteração de veículo é preso em Cachoeiro

Geral

Recém-nascida é salva de engasgo por policiais militares, em Anchieta; veja vídeo

Geral

Zoológico em Marechal Floriano abriga animais resgatados por órgãos ambientais

Geral

Ministério Público recomenda pagamento integral do piso nacional dos profissionais da educação em Marataízes

Geral

Pesquisa inédita avalia adaptação do lúpulo em Domingos Martins

Geral

145 ovos por segundo: ES impressiona com ritmo da produção