sábado,
07 de fevereiro de 2026

Geral

Vereador de Alfredo Chaves volta a ser afastado do cargo

Na Sessão Ordinária realizada no dia 11 de fevereiro, na Câmara Municipal de Alfredo Chaves (CMAC), o vereador Narcizo de Abreu Grassi (PMDB) foi novamente afastado do cargo, após decisão número 002/2015 da Presidência da Casa, declarando nula a decisão anterior, que havia restabelecido o mandato do vereador em questão, em Sessão Extraordinária, no dia 04 de fevereiro. Desse modo, o vereador mantém-se afastado até novo julgamento e decisão definitiva da Justiça Eleitoral.

A decisão pela Presidência da CMAC foi tomada a partir do recebimento do Ofício n.º 08/2015, encaminhando à Câmara Municipal o documento do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE/ES) que decide pela manutenção do afastamento do mencionado vereador. Por meio dos Ofícios de números 37 e 38/SJ/TRE/ES, o Poder Judiciário comunicou à Casa de Leis a suspensão do despacho do Excelentíssimo Senhor Juiz Eleitoral da 12ª Zona Eleitoral, que havia determinado pelo restabelecimento do mandato do vereador.

No Ofício n.º 38/SJ/TRE/ES, o Juiz Federal José Eduardo do Nascimento ressalta que “esse vai-e-vem é extremamente nocivo, acirra disputas políticas pelo cargo, além de aumentar a insegurança jurídica. Estando próximo o novo julgamento do recurso interposto contra a sentença de indeferimento do registro [da candidatura], a cautela nesse caso recomenda deixar para o término do julgamento e definição do mandato corrente”.

O referido documento destaca, ainda, que a matéria está sob a competência do TRE/ES e não mais em Juízo Eleitoral de 1º grau: “(…) qualquer resolução quanto ao retorno ou não ao cargo somente se dará de forma expressa quando da conclusão do julgamento, por este TRE/ES, do recurso interposto naqueles autos contra a decisão de indeferimento de registro”.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Alfredo Chaves, Gilson Luiz Bellon, a Casa acatou com prontidão as determinações da Justiça à Câmara. “Desde o início de todo o processo, estamos mantendo um diálogo constante com a Justiça para que possamos tomar decisões de forma acertadas. Pedimos, também, às instâncias competentes agilidade para o andamento das decisões, a fim de que o município não possa ser prejudicado por já estar há alguns meses com um número menor de representantes do povo”, declarou Bellon.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Receita Estadual autua R$ 8,5 milhões em fraudes no setor de bicicletas elétricas e ciclomotores

Geral

Anvisa aprova cultivo de cannabis por empresas e amplia acesso

Geral

Incêndio destrói cozinha de pizzaria na praça de alimentação de Domingos Martins; veja vídeo

Geral

Casa é interditada em Ibatiba, após queda de eucalipto de 40 metros causar danos estruturais

Geral

Corpo de Bombeiros resgata cachorro em meio a correnteza em Conceição do Castelo

Geral

Incaper vai desenvolver nas montanhas capixabas novas variedades de inhame adaptadas

Geral

Confira o licenciamento 2026 no ES: Detran divulga calendário

Geral

Lei reconhece a ‘Rota Capela das Águas’, em Domingos Martins como rota turística estadual