terça-feira,
01 de julho de 2025

Geral

Virou Novela: Governo federal adia obras na BR-262

O governo federal adiou novamente o início das obras de duplicação da BR-262, que liga Vitória a Belo Horizonte, para o segundo semestre de 2015. Nesta quinta-feira (19), o Ministério dos Transportes e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) afirmaram não saber o quanto o corte no orçamento da União vai afetar as obras que deveriam ser realizadas. Segundo eles, há valor previsto para executar obras.

Os órgãos responsáveis ainda não conseguem prever o impacto dos cortes, porque o Orçamento Geral da União (OGU) para 2015 foi aprovado com três meses de atraso pelo Congresso e ainda passará pelo filtro de contingenciamento do Ministério do Planejamento nos próximos dias, o que aumenta a instabilidade de todos os ministérios sobre o quanto terão para tocar seus principais projetos.

“Não temos informação de cortes. Há o valor previsto para executar, mas certeza só teremos após a presidente sancionar o orçamento”, diz a assessoria do Ministério dos Transportes.

Sem precisar datas, a superintendência do Dnit no Espírito Santo prevê o início das obras do primeiro trecho “entre o final do primeiro e o segundo semestre de 2015”. O órgão disse ainda que o projeto da duplicação da rodovia entre Viana e Victor Hugo, em Marechal Floriano, está em andamento de acordo com o cronograma.

Sob o Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCI), o serviço será feito em duas etapas. A primeira fase, de projeto, e a segunda, de execução da obra. “O Dnit-ES já tem Licença Ambiental Prévia e está realizando todos os procedimentos necessários à obtenção da Licença de Instalação junto ao Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA)”, declarou o órgão em nota.

Serão quatro anos e três meses de prazo contratual, considerando a fase inicial mais a etapa de execução “Quanto aos recursos, para a fase de projeto, os valores já estão empenhados. Para as demais etapas do empreendimento, há previsão na Lei Orçamentária Anual”.

A assessoria de imprensa do Dnit, porém, não tem informações do impacto local da redução de verba que afeta todas as áreas do governo federal.

Concessão

As obras na BR-262 iriam ser feitas por meio de concessão assim como as da BR-101, mas não foi à frente. A presidente Dilma decidiu, então, tocar as intervenções com dinheiro público, mas questões burocráticas, recursais e de licenças atrasaram o cronograma. A pauta da duplicação da 262 é discutida desde 2006, quando Dilma era ministra de Lula.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

População de Marechal Floriano é convidada para conferência municipal

Geral

Exportações de ovos capixabas ganham destaque no mercado internacional em meio à crise global de gripe aviária

Geral

Cachoeiro é destaque entre as cidades mais seguras do ES, segundo levantamento nacional

Geral

­­­­Semana Estadual de Políticas sobre Drogas do Espírito Santo terá conferência magna com Drauzio Varella

Geral

Deputados convocam superintendente do Dnit, para prestar esclarecimentos sobre as obras de duplicação na BR-262

Geral

Excesso de velocidade nas rodovias federais ultrapassa 230 mil flagrantes nos cinco primeiros meses de 2025

Geral

Partidos têm até 30 de junho para entregar prestação de contas de 2024

Geral

Famílias realizam o sonho da casa própria com entrega de moradias populares em Presidente Kennedy