segunda-feira,
11 de maio de 2026

Política

Casagrande e maioria dos deputados arquivam projeto de Majeski que dava transparência às obras públicas

F oto: Ana Salles/Ales

 

Redação

 

A maioria dos deputados estaduais confirmou o veto do Governo do Estado ao projeto do deputado estadual Sergio Majeski (PSDB) que garantia transparência efetiva à sociedade das obras públicas.

 

A votação realizada no Plenário da Assembleia Legislativa contabilizou 16 deputados contrários e 10 favoráveis ao Projeto de Lei nº 16/2019. Com o resultado, a proposta foi arquivada.

 

“Nas placas normalmente têm o nome da empresa contratada, o tempo de duração e o valor inicial da obra. Nossa proposta estabelecia a inclusão de mais informações específicas, detalhadas, de modo transparente para qualquer cidadão saber como está sendo empregado o dinheiro público. É importante lembrar que em abril nosso projeto foi aprovado sem ressalvas aqui na Assembleia. Não há motivos técnicos para o Governo vetar e para alguns deputados mudarem de opinião tão rápido”, destaca Majeski.

 

Pelo PL de Majeski, nas placas de obras púbicas deveriam conter as datas de início e de conclusão da obra, valor inicial e todos os acréscimos financeiros, nome da empresa realizadora, número do contrato, endereço e telefone do órgão responsável pela fiscalização da obra e contato da instituição que o cidadão poderá recorrer caso queira ter acesso aos documentos relacionados ao projeto.

 

Majeski afirma que as obras públicas consomem enorme quantidade de recursos financeiros e com frequência são paralisadas ou levadas em ritmo desacelerado e abandonadas. No Espírito Santo, casos emblemáticos são as obras do Cais das Artes, das escolas técnicas estaduais em Afonso Cláudio, Iúna e Viana, da unidade de saúde da Rede Cuidar, em Domingos Martins, e das escolas estaduais Aristóbulo Barbosa Leão, na Serra, e João Crisóstomo Belesa, em Cariacica.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Política

Ricardo Ferraço entrega novas ambulâncias para fortalecer a saúde de Alfredo Chaves e Marechal Floriano

Política

Pesquisa da Quaest confirma Ricardo Ferraço na liderança pela disputa ao Governo com 32%

Política

Direita vence e Brasil vive momento histórico: Indicação de Jorge Messias ao STF é rejeitada pelo Senado

Política

Governador Ricardo realiza primeira reunião de trabalho com o secretariado no Palácio Anchieta

Política

Pena máxima para estupro seguido de morte pode subir de 30 para 40 anos

Política

Projeto do governo prevê salário mínimo de R$ 1.717 em 2027 e define metas fiscais

Política

Governador Ferraço cria primeiro Distrito Turístico do Estado, em Venda Nova

Política

Governador Ferraço anuncia Jordano Bruno como novo delegado-geral da Polícia Civil