terça-feira,
14 de julho de 2026

Política

Congresso vota na segunda-feira regras de transparência nas emendas

Brasília

 

O Congresso Nacional analisa na próxima segunda-feira (29) o Projeto de Resolução nº 4/2021, que cria regras para a destinação de emendas ao Orçamento. A sessão na Câmara dos Deputados está prevista para as 14h e a do Senado, para as 16h.

 

A aprovação desse texto é uma tentativa do Congresso de ampliar a transparência na apresentação, aprovação e execução das emendas de relator-geral da lei orçamentária.

 

A reunião do Congresso estava prevista inicialmente para esta sexta-feira (26). Mas no fim da noite de ontem (25), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, comunicou sua decisão de transferir a reunião para segunda-feira.

 

Apresentado pelas Mesas do Senado e da Câmara, o projeto limita o valor das emendas de relator-geral, que passariam a ser direcionadas apenas para políticas públicas previstas em parecer preliminar. A intenção é permitir que os membros do Congresso Nacional e a sociedade tomem conhecimento prévio antes da apresentação do relatório geral.

 

O projeto também define regras para a publicação das indicações feitas pelo relator-geral, bem como das solicitações de recursos que as tiverem fundamentado.

 

Segundo a Agência Senado, as novas regras previstas na proposta, se aprovadas, devem valer para a lei orçamentária de 2022 e vão normalizar as emendas de 2021 que já foram previstas.

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a execução das chamadas emendas do relator-geral ao Orçamento da União, no dia 10.

 

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Política

Por aumento de despesa no final do mandato, Tribunal de Contas julga irregulares contas de ex-presidente da Câmara

Política

Trem das Montanhas avança com assinatura de acordo para cessão da Ferrovia Leopoldina

Política

Em meio a embate com a CPI, prefeito de Marechal Floriano quebra o silêncio e defende legado fiscal

Política

União Brasil define apoio ao Senado e coloca Joelma Costalonga como opção para vice no ES

Política

União Brasil oferece Joelma Costalonga para vice de Ricardo Ferraço

Política

Ex-prefeito de Marataízes, Tininho tem contas de 2024 rejeitada pelo Tribunal de Contas

Política

“O ES vive um momento de confiança, equilíbrio e crescimento”, diz Ricardo Ferraço, em encontro que reuniu cerca de 600 pessoas em Jardim Camburi

Política

Comissão Processante poderá ser instalada na Câmara de Piúma para apurar representação contra Secretário de Cultura e Comunicação; veja vídeo