terça-feira,
21 de abril de 2026

Política

CPI da Ales vai apurar Licença e TCAs da Vale e da ArcelorMittal

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo terá uma Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) para apurar e investigar denúncias a respeito da legalidade dos Termos de Compromisso Ambiental 035/2018 – VALE e 036/2018 – ArcelorMittal e da Licença de Operação 123/2018 – VALE. O requerimento para criação da CPI, lido na sessão ordinária desta segunda-feira (25), é de autoria do deputado Estadual Sergio Majeski (PSB).

 

“Os documentos sequer mencionam os índices de poluição existentes hoje e os que se quer alcançar. Faltam metas claras! Falta também detalhar o que as empresas terão que fazer. Como se renova uma licença de operação com condicionantes que são muito bem conhecidas pelas partes e que não são cumpridas há 11 anos? Isso é uma afronta à sociedade que sofre e muito com a poluição”, destaca o deputado Majeski – Foto: Léo Júnior

A CPI será formada por cinco, dos 26, deputados que assinaram o requerimento de criação e os trabalhos têm prazo de 90 dias, com possibilidade de renovação.

 

A concessão da Licença de Operação (LO) 123/2018 dada pelo Governo do Estado à Vale e a assinatura dos últimos TCAs com a mineradora e também com a ArcelorMittal Tubarão já haviam sido alvos de críticas do deputado Majeski ainda em 2017.

 

Além de investigar denúncias, a CPI também vai apurar se os termos e a licença atendem ao interesse público e aos princípios de proteção ao meio ambiente.

 

Termo de Compromisso Ambiental n° 035/2018

 

Segundo Termo de Compromisso Ambiental (TCA 2), que entre si celebram o Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado do Espírito Santo, o Estado do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos e Hídricos e a VALE S/A, tendo por objetivo definir providências de comum acordo, sob uma perspectiva socioambiental, visando incrementar o controle de emissões atmosféricas naquilo que lhes incumbe para contribuir ainda mais com a melhoria da qualidade do ar na Região Metropolitana da Grande Vitória.

 

Termo de Compromisso Ambiental nº 036/2018

 

Segundo Termo de Compromisso Ambiental (TCA 2), que entre si celebram o Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado do Espírito Santo, o Estado do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos e Hídricos e a ARCELORMITTAL TUBARÃO, tendo por objetivo definir providências de comum acordo, sob uma perspectiva socioambiental, visando incrementar o controle de emissões atmosféricas naquilo que lhes incumbe para contribuir ainda mais com a melhoria da qualidade do ar na Região Metropolitana da Grande Vitória.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Política

Pena máxima para estupro seguido de morte pode subir de 30 para 40 anos

Política

Projeto do governo prevê salário mínimo de R$ 1.717 em 2027 e define metas fiscais

Política

Governador Ferraço cria primeiro Distrito Turístico do Estado, em Venda Nova

Política

Governador Ferraço anuncia Jordano Bruno como novo delegado-geral da Polícia Civil

Política

Momento histórico no ES: Ricardo Ferraço toma posse como governador

Política

Em tom de despedida, Casagrande inaugura reforma e ampliação do Aeroporto de Cachoeiro 

Política

Nova pesquisa Quaest mostra que Ricardo e Casagrande lideram para o Governo e Senado no ES

Política

Com  a saída de Enio Bergoli, que deixa o cargo para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, Ricardo Ferraço anuncia novo secretário de Agricultura