terça-feira,
18 de novembro de 2025

Política

Divisão de poder entre partidos e suplentes: Confira quem entra, quem sai e a espera por uma vaga de vereador na Câmara de Marechal

Foto: Rael Sérgio

 

Eduardo Antunes

 

A configuração partidária da bancada de vereadores de Marechal Floriano passou por poucas mudanças, porém há maior divisão entre os eleitos para a Legislatura 2021/2024. O PSDB, contava com quatro parlamentares e, agora, elegeu dois (Renato Werneck e Cezinha Ronchi). Já o Republicanos continua com Dodô Krohling, reeleito. No ninho tucano, João Cabral deixará a Casa para assumir o cargo de vice-prefeito em janeiro.

 

O PTB não reelegeu Tarcísio Barcellos, o Tui, porém continua com representação na Casa, ao eleger Abrão Levi Kiffer, o Coquinho. Da mesma forma, o PRTB não contará mais com Diony Stein no Plenário em 2021, por ter concorrido ao cargo de prefeito. Eleito para seu primeiro mandato, o empresário Natalino Bianqui Neto vai manter a cadeira do partido na Câmara. Quem dobrou sua bancada foram os partidos PSB (Maylson Littig e Navar Boeno) e a Rede Sustentabilidade, que elegeu Juarez Xavier e Felipe Delpuppo, reeleito e o vereador mais votado, com 794 votos. A posse dos novos parlamentares será no dia 1º de janeiro do próximo ano.

 

SUPLÊNCIA

 

Serão diplomados como suplentes de seus respectivos partidos, o atual vice-prefeito Junior Lovatti (PSB); O atual vereador Ubaldino Saraiva, pelo PSDB; Priscila Kiefer (PTB); Gilberto Pilon (Republicanos); Dório Braun (Rede) e Abel Bungenstab, pelo PRTB. Se houver o afastamento de algum parlamentar eleito, o suplente, do mesmo partido, assume a vaga na Câmara Municipal. Caso seja necessária a convocação para assumir o mandato, a Casa deve convocar o candidato com a maior votação, entre os não eleitos, que seja do mesmo partido do vereador licenciado.

 

A diplomação de suplentes é um ato formal do TRE e serve como cadastro de reserva para as casas legislativas se orientarem e promoverem a ascensão correta da representação da comunidade, escolhida através de votação na última eleição. Os suplentes não recebem subsídio (salário).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Política

Ministério Público recomenda à Câmara de Anchieta redução de cargos comissionados e revisão da estrutura interna

Política

Ao lado de lideranças, Casagrande entrega pavimentação do acesso ao Monte Aghá 

Política

Exclusivo: Morador de Marechal diz que não denunciou, apenas solicitou esclarecimento sobre os contratos

Política

Câmara aprova por unanimidade projeto de Ferraço que garante mais um ano sem reajuste do IPTU em Cachoeiro

Política

Cachoeiro se destaca como referência em Saúde no ES e no Brasil

Política

Prefeito, Lidiney Gobbi, fecha a torneira e assina decreto com corte de despesas e proibição de gastos em Marechal Floriano

Política

Justiça Eleitoral investiga partido Podemos por suposta fraude na cota de gênero nas eleições de 2024 em Alfredo Chaves

Política

Vice-governador, Ricardo Ferraço com força política no Sul: Ferraço recepciona Euclério em Cachoeiro e sela apoio à sua pré-candidatura ao Senado