segunda-feira,
17 de novembro de 2025

Política

Justiça Eleitoral investiga partido Podemos por suposta fraude na cota de gênero nas eleições de 2024 em Alfredo Chaves

Por Rael Sérgio

A fraude na cota de gênero, com inscrição de candidaturas “laranjas” de mulheres nas nominatas, já motivou a cassação de vereadores eleitos no pleito municipal do ano passado, e outro estão na mira.

Outro na mira, é o partido Podemos do município de Alfredo Chaves, na região serrana do ES. A Judicial Eleitoral abriu uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), sob o número 0600669-97.2024.6.08.0012, contra o vereador de Alfredo Chaves, Armando Zanata Ingle Ribeiro, eleito pelo partido Podemos e Valdirene Natali. O objetivo é apurar uma possível fraude nas cotas de gênero durante a eleição de 2024. O Partido dos Trabalhadores (PT) que ingressou a ação.

De acordo com a Lei Eleitoral, nº 9.504/97, os partidos devem assegurar o mínimo de 30% e o máximo de 70% de candidaturas de cada sexo. O objetivo é incentivar a participação feminina nas eleições e promover maior igualdade de gênero na representação política.

A ação aponta que a candidata Valdirene Natali, registrada como vereadora com o número 20666, teve uma votação inexpressiva: zero voto. Além disso, conforme dados oficiais disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Valdirene, não comprovou que realizou campanha.

Até o momento, o processo segue em tramitação na 12ª Zona Eleitoral de Alfredo Chaves, sem decisão definitiva. O vereador Armando Zanata continua exercendo normalmente seu mandato enquanto aguarda o julgamento. Caso seja julgado procedente, o vereador pode perder seu mandato nesta legislatura.

Entramos em contato com o vereador, na qual ele pediu para enviar as solicitações via aplicativo, porém, até o fechamento desta reportagem, nenhuma justificativa sobre o caso foi informada.

Assim que houver retorno, esta reportagem será atualizada.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Política

Ao lado de lideranças, Casagrande entrega pavimentação do acesso ao Monte Aghá 

Política

Exclusivo: Morador de Marechal diz que não denunciou, apenas solicitou esclarecimento sobre os contratos

Política

Câmara aprova por unanimidade projeto de Ferraço que garante mais um ano sem reajuste do IPTU em Cachoeiro

Política

Cachoeiro se destaca como referência em Saúde no ES e no Brasil

Política

Prefeito, Lidiney Gobbi, fecha a torneira e assina decreto com corte de despesas e proibição de gastos em Marechal Floriano

Política

Vice-governador, Ricardo Ferraço com força política no Sul: Ferraço recepciona Euclério em Cachoeiro e sela apoio à sua pré-candidatura ao Senado

Política

Senado pode votar pena maior a quem fornece droga ou bebida a menor de 18

Política

Assista ao vivo à terceira sessão do julgamento de Bolsonaro