Fotos: Notícia Capixaba
![]() |
Eduardo Antunes
A última Sessão da Câmara Municipal de Marechal Floriano contou com a presença dos funcionários da agência do Banco Banestes da cidade, em comemoração aos 34 anos de atividade. O vereador Cezinha Ronchi aprovou, junto aos colegas de Plenário, uma Moção em homenagem aos colaboradores da instituição financeira.
![]() |
| Felipe quer que a prefeitura construa um parquinho infantil com areia e brinquedos anexo a creche Flomiro Endlich Canal Neto |
Felipe Delpuppo (PP) através da Indicação nº 071/2017 solicitou que a municipalidade realize a reforma e a padronização de todas as calçadas do município. O pedido foi elaborado de acordo com a reivindicação de moradores que sentem dificuldade com relação a mobilidade e visa garantir acessibilidade para os pedestres, contemplando pessoas com deficiência, gestantes e idosos.
O Projeto de Lei nº 084/2017, de autoria do progressista, inclui no calendário oficial de datas e eventos do município, o evento de 'Corpus Christi'. Se aprovada a proposição, as festividades realizadas pela comunidade católica também serão municipais.
![]() |
| Joaquim Stein (PTB) |
Stein apresentou o PL 083/2017 que dispõe sobre o descarte de lâmpadas, pilhas e baterias, onde os estabelecimentos que os comercializam, devem manter postos de coleta para o descarte correto que não prejudique o meio ambiente.
O petebista solicitou melhorias para ruas da cidade, sendo a Indicação nº 072/2017, que indica a manutenção no calçamento da Rua Laura Littig Kuster e a Indicação 073/2017, pedindo o calçamento e a construção de bueiros na Rua Pedro Francisco Marques.
![]() |
| Diony pede ao Executivo relatório mensal, contendo os gastos telefônicos das secretaria de Educação e de Saúde, além da sede da prefeitura |
Diony Stein (PMDB) alerta sobre a velocidade dos veículos na Rua Waldemar Mees, por meio da Indicação 069/2017 sugere que a prefeitura instale lombadas no local. Já a Rua Florisbela Uhl Velten, no Bairro Nossa Senhora da Penha, necessita de um manobrador.
Por este motivo, o peemedebista protocolizou a Indicação nº 074/2017 e espera que os motoristas que vão ao local e moradores da região possam ter mais segurança ao trafegar pela via e retornar à avenida principal.
![]() |
| Ubaldino indica a necessidade de iluminação pública na Rua Apolônia Stein Kieffer, localizada no Bairro Jarbinhas |
Ubaldino Saraiva (PV) espera que o Executivo institua na cidade, o ‘Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos’, uma vez que há legislações, estadual e federal sobre o tema, como a Lei Federal 11.445 de 2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico. O Requerimento nº 098/2017, de autoria do verde, busca a implementação do programa pelo município.
A Lei Municipal nº 1.703 de 2016 proibe a fixação de propagandas, cartazes e similares nos bens públicos e símbolos municipais. Proposta de Ubaldino busca que o Executivo disponibilize locais no centro da cidade para os anúncios de eventos e festas do município e das comunidades do interior.
Jose Rodolfo Krohling (DEM), através do Requerimento nº 099/2017, solicita a cópia da listagem de autuações da Secretaria de Meio Ambiente, como notificações, embargos, ordens de demolição e ou recuperação de áreas e outras autuações em parceria com a Polícia Ambiental, citando as origens de embargos e respectivas pessoas físicas ou jurídicas que foram penalizadas.
![]() |
|
Voto de Aplausos e Reconhecimento, tendo como distinção toda equipe de profissionais do Banestes, em face ao belíssimo trabalho realizado em Marechal, estendendo-se a todos os funcionários da referida Agência, em especial, o ilustre Senhor Carlos Alberto da Silva, em face à sua extraordinária condução a frente da Gerência Geral, com o apoio das Gerentes de Relacionamento, Senhoras Lana Cristina Koelher e Lucia Carolina Christo, do Gerente Administrativo Victor de Vargas, dos Caixas Marcos Joel Littig e Raiany Kuster Cardoso, dos Técnicos Bancários Mirian Dubberstein de Souza e Thiago Krause, do Auxiliar de Serviços Flavio Gonçalves Reboli, dos Estágiarios Chayane e Clayton, e dos Vigilantes Alaor e Jorge, pelos relevantes serviços apresentados, em especial, à comunidade Florianense – Autoria do vereador Cezinha Ronchi |
Cezinha Ronchi (PSDB) aponta a necessidade de pavimentação em algumas ruas no distrito de Araguaia. Assim como ocorreu no mandato anterior, quando atendendo a seu pedido, foram calçadas ruas na comunidade, Ronchi apresentou o Requerimento 091/2017, onde busca a pavimentação das ruas Reggiani, Milanez Dadalto, José Borgo e na ladeira Duzolina Gava.
A baixada de Santa Maria, como é conhecida a Vila dos Ipês necessita de intervenção urgente do poder público, pontua Ronchi, buscando maior efetividade na realização dos serviços, o vereador está atuando diretamente com o chefe do Executivo para a melhoria do bairro. Requerimento 092/2017, de sua autoria, trata do pedido para a pavimentação em frente aos comércios, construção de quebra-molas e a melhoria do sistema de tratamento de água para os moradores.
![]() |
| Cabral indica a construção de fossa sanitária destinada às voluntárias, na parte de baixo da associação Pestalozzi |
João Cabral (PSDC) relata as dificuldades vividas pelos moradores da Vila Schunck, onde as estradas estão em más condições. O Requerimento nº 094/2017, de sua autoria, busca viabilizar junto a prefeitura, a abertura da estrada e sua pavimentação no trecho com início na rodovia BR-262 até a comunidade. A instalação de proteção lateral na ponte de Vila Schunck também consta na proposição de Cabral.
Atendendo ao pedido dos pais de crianças que frequentam o parquinho infantil da Avenida Arthur Haese, Cabral colocou em apreciação o Requerimento 095/2017 que busca a construção de banheiros e o depósito de maior quantidade de areia na área de lazer.
![]() |
| Renatinho denuncia que além de não haver atendimento odontológico em Santa Maria, sala de odontologia é utilizada como depósito de lixo hospitalar |
Renato Werneck (SD) solicita ao Executivo, a volta do atendimento odontológico na Unidade de Saúde de Santa Maria. O parlamentar enfatiza que os moradores da região não podem se locomover até a sede do município para receberem o atendimento.
O vereador ressaltou ainda que não concorda que a sala de odontologia seja utilizada como depósito de lixo hospitalar.
Clique aqui para baixar e conferir as matérias da 12ª Sessão Ordinária de 2017









