terça-feira,
09 de junho de 2026

Política

Vice-prefeito participa de reunião setorial e alerta para impacto da tarifa dos EUA no setor de rochas de Cachoeiro

Redação

O vice-prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Júnior Corrêa, participou na tarde desta segunda-feira (28) da reunião setorial dedicada ao setor de rochas naturais. O encontro reuniu empresários, representantes de associações e o vice-governador Ricardo Ferraço, com o objetivo de buscar soluções diante dos efeitos da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.

Cachoeiro é reconhecido como um dos principais polos nacionais de rochas ornamentais, abrigando cerca de 600 empresas e gerando mais de 6.500 empregos diretos. A medida já impacta fortemente o setor: estima-se que aproximadamente 1.200 contêineres tenham deixado de ser exportados, resultando em um prejuízo de cerca de US$ 40 milhões em apenas um mês.

Durante a reunião, Júnior Corrêa ressaltou sua preocupação com os reflexos da tarifação para Cachoeiro. “Essa possível taxação coloca em risco a economia da nossa cidade, que tem nas rochas ornamentais sua principal base produtiva. Estamos falando de milhares de empregos diretos e indiretos, de empresas familiares e cadeias produtivas inteiras. É urgente que busquemos alternativas e apoio institucional para mitigar esses impactos”.

O vice-prefeito destacou ainda a importância da mobilização conjunta entre poder público e iniciativa privada. “Viemos fortalecer o diálogo com representantes do setor e do Estado. Precisamos demonstrar nossa força econômica, nacional e internacionalmente, e encontrar estratégias que preservem as exportações e a estabilidade do polo de rochas de Cachoeiro”.

A reunião integra uma série de movimentos articulados pela prefeitura, em sintonia com entidades como Centrorochas, Sindirochas e órgãos estaduais. O governo do Espírito Santo já instituiu um comitê técnico para acompanhar os efeitos da tarifa e propor medidas mitigadoras em parceria com os setores produtivos afetados.

A expectativa é que a articulação resulte em ações concretas de apoio às empresas locais, diversificação de mercados e manutenção de empregos, minimizando os efeitos da medida norte-americana sobre a economia regional.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Política

Ex-prefeito de Marataízes, Tininho tem contas de 2024 rejeitada pelo Tribunal de Contas

Política

“O ES vive um momento de confiança, equilíbrio e crescimento”, diz Ricardo Ferraço, em encontro que reuniu cerca de 600 pessoas em Jardim Camburi

Política

Comissão Processante poderá ser instalada na Câmara de Piúma para apurar representação contra Secretário de Cultura e Comunicação; veja vídeo

Política

Câmara aprova em dois turnos fim da escala 6×1 com jornada máxima de 40 horas semanais

Política

Entrevista exclusiva: Dinamismo administrativo do jovem Hugo Luiz Meneghel está transformando a realidade de Alfredo Chaves

Política

“Queremos que os hospitais assumam a gestão de unidades públicas de sistema 24 horas em Cachoeiro”, afirma Ferraço

Política

Alcolumbre nega pedidos de leitura de requerimentos para criação de CPI do Banco Master

Política

Ministério Público obtém condenação de réu a pena de 32 anos pelo assassinato de músico em Vitória